Natal
Apreendido material clandestino escondido em banheiros da orla de Ponta Negra
Publicado: 17:42:00 - 17/01/2022 Atualizado: 17:42:49 - 17/01/2022
A Operação Verão do município de Natal realizou diversas apreensões na orla de Ponta Negra neste fim de semana. No domingo (16), equipes de fiscalização estiveram na praia e recolheram, nos banheiros públicos, materiais utilizados pelos comerciantes clandestinos. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) começou na última sexta (14).

Divulgação/Semurb


A operação resultou na apreensão de 43 mesas, 142 cadeiras, 49 guarda-sóis e 24 camas de bronzeamento, além de três carrinhos de lanche que estavam em local proibido e cinco motocicletas que trafegavam irregularmente pelo calçadão. Os agentes municipais ainda recolheram caixas de isopor com comidas e bebidas, que também estavam alocadas em banheiros públicos.

Ao todo os fiscais lavraram 14 autos de infração com penalidade de multa e apreensão por diversas irregularidades em descumprimento ao Plano de Ordenamento de Ponta Negra. Entre elas ausência de alvarás, trânsito de motocicletas pelo calçadão, uso de área pública sem autorização, disposição de mercadorias em pontos fixos ao longo do calçadão e muros da praia, utilização de mesas e cadeiras na faixa de areia em número acima do permitido, e ainda em áreas exclusivas para banhistas, como é o caso das proximidades do Morro do Careca.

Somente no domingo (16) foram apreendidas 26 mesas, 66 cadeiras, 20 guarda-sóis e 11 camas de bronzeamento. "Foram lavrados sete autos de infração, sendo quatro com penalidade de multa e apreensão por descumprimento do plano de ordenamento de Ponta Negra, um por falta de alvará, um por uso de área pública sem autorização e mais um por colocar pedestres em risco ao trafegar com moto no calçadão", acrescenta Almeida.

"Nessa operação, além desse material clandestino foram apreendidas também publicidades instaladas de forma proibida na praia e uma motocicleta que circulava irregularmente no calçadão. Ainda houve a desobstrução de dois banheiros públicos que haviam sido invadidos e transformados  em depósitos de materiais. No local, também foram encontrados 100g de substâncias entorpecentes", disse o supervisor de fiscalização da Semurb também presente na operação, Gustavo Szilagyi. 

Além disso, bares e igrejas foram fiscalizados por denúncias de poluição sonora no sábado (15). A equipe de fiscalização de plantão realizou vistorias em estabelecimentos na zona Norte de Natal, dentre eles duas igrejas, localizadas nos bairros de Igapó e Lagoa Azul, e três bares, nos bairros de Potengi, Pajuçara e Nossa Senhora da Apresentação, assim como uma casa de show, na Redinha, e uma fábrica de paredões, em Nossa Senhora da Apresentação. Todos foram autuados por falta de licenciamento, documento que já tinha sido solicitado anteriormente pela Semurb.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte