Aprendizado entre goles de café

Publicação: 2017-11-10 00:47:00 | Comentários: 0
A+ A-
Entre um gole e outro na xícara, muitas histórias, combinações e dicas para se degustar. É o que vai oferecer a Chapellato Coffee Shop, no Tirol, com uma sequencia de workshops que terão o café como tema, começando neste sábado (11), e seguindo com mais dois nos dias 18 e 25 de novembro. A cafeteria, que é referência no segmento em Natal, deseja que sua clientela conheça e aprecie ainda mais o que está bebendo.

Teoria e prática sobre os cafés, com direito a degustações
Teoria e prática sobre os cafés, com direito a degustações

A primeira experiência, neste sábado, das 15 às 18h, será o workshop de ‘Cafés Especiais’ ministrado pela produtora mineira Milena Rodrigues, uma especialista em todo processo pelo qual o café passa antes de chegar às mesas. O segundo workshop (18/11) será sobre métodos de coação, e o terceiro (25/11), sobre harmonização de cafés com doces e salgados. Estes últimos serão ministrados Tamyris e Ricardo Bezerra, proprietários da casa.

“Investir na educação do cliente é algo bem comum nesta nova onda de consumo de cafés especiais. A gente chama isso de consumo consciente”, afirma Tamyris. O primeiro workshop será uma aula completa. Milena Rodrigues abordará temas como história do café e sua presença no Brasil (principalmente em Minas Gerais, a maior produtora), principais regiões produtoras, diferentes espécies de plantas, cultivo, plantio, métodos de secagem e armazenagem, sustentabilidade, classificação e pontuação dos cafés especiais, e a roda de sabores dos cafés.

Chapelatto quer difundir a cultura do café, desde os interessados no cultivo até apreciadores da bebida
Chapelatto quer difundir a cultura do café, desde os interessados no cultivo até apreciadores da bebida
Tamyris ressalta que os workshops não ficarão apenas no bate-papo teórico, e partirão também para as práticas, com direito a cafeteiras e degustações. “A interatividade precisa fazer parte desses encontros. Hoje em dia, conhecer um bom café é quase como entender de vinhos. Quando você consome o café especial, pensa também no produtor, no processo, na sua saúde, enfim, preza-se por toda cadeia produtiva”, afirma.

A barista e empresária confirma que o cenário consumidor de café em Natal está cada vez mais desenvolvido, exigente, e querendo mais sabor e informação. “Quando a gente abriu o Chapellato, há quase dois anos, foi um grande desafio. A gente não conhecia o mercado local. apostamos numa cafeteria de rua, e trabalhávamos vários métodos diferentes de fazer o café, algo ainda não explorado em Natal. Felizmente a recepção foi muito boa, e os consumidores apaixonados por café só aumentam”, conta. Os workshops serão realizados num espaço ao lado da cafeteria, com auditório – com todo o “laboratório” da Chapellato montado no local.

Tamyris e Ricardo Bezerra comandam espaço dedicado ao café e convidam barista Milena Rodrigues para workshops
Tamyris e Ricardo Bezerra comandam espaço dedicado ao café e convidam barista Milena Rodrigues para workshops

Serviço:
1º Workshop de Cafés Especiais. Sábado, às 15h, na Chapellato Coffee Shop. Av. Rodrigues Alves, 800, Tirol. Informações pelo 99710-3550. Inscrições no local ou site.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários