domingo, 12 de maio, 2024
30.1 C
Natal
domingo, 12 de maio, 2024

Aquecendo a batucada

- Publicidade -

Os foliões não terão que esperar muito em 2016 para cair nas festividades de Momo. Faltam  pouco mais de duas semanas para o carnaval, e as prévias já chegaram com tudo neste fim de semana para elevar a temperatura do salão e deixar os tamborins ainda mais quentes. Vários bailes estão espalhados pela cidade, favorecendo quem curte os frevos e marchinhas antigos – que nunca saíram de moda. Tem folia pra criança, troça importada de Olinda, batuque folclórico, homenagem a Dodô e Osmar, bloco de bairro, reis e rainhas do carnaval. As prévias já botaram os blocos na rua.

Folia de Rua

O Espaço Cultural Ruy Pereira, no centro, será palco de mais um ensaio aberto do bloco Folia de Rua Potiguar, sexta-feira, das 19  até as 21h. A programação vai  favorecer os batuques de origem afro-indígena-potiguar, como  o coco de zambê, bambelô, congos de calçola, caboclinhos e Boi Calemba. O Folia de Rua está programado para sair no carnaval no dia 04 de fevereiro, com direito a concurso de fantasia e desfile  rumo ao Baile de Máscaras da Confeitaria Atheneu. O ensaio será ao lado da IFRN, Cidade Alta.
Tradicional bloco dos Servidores Públicos desfila pelo Centro neste sábado, com a famosa Orquestra do Acupe e shows de Dodora Cardoso e Leão Neto
Sindicato folião
A 2ª edição do CarnaSinsp, a festa dos servidores da administração direta do Estado,   ganhará as ruas da Cidade Alta no sábado. A concentração será às 14h, no bar do Zé Reeira. “A prévia é inclusiva, o acesso do folião é livre com ou sem camiseta, é só chegar”, disse a presidente da Sinsp, Janeayre Souto. O show de abertura será de Dodora Cardoso,  seguido por desfile pelas principais ruas do centro histórico ao som da Orquestra de Frevo do Acupe, e show de encerramento com o festejado cantor de frevo Leão Neto, acompanhado da Banda Mestre Avelino.

O bloco do Sinsp terá desfile com jovens passistas  da Escola Balanço do Morro, interagindo com os foliões. Personagens em pernas de pau lembrarão Os Cão da Redinha, e uma passista caricata fazendo reverência ao Bloco das Kengas. A Orquestra Frevo do Acupe é regida pelo maestro Fernando do Reis e virá com 25 músicos da cidade. O repertório tradicional de frevo de rua será intercalando com sambas de blocos, marchinhas carnavalescas, sucessos populares e canções de  compositores potiguares como Dozinho, João Mendonça, Mário Lúcio, Pedrinho Mendes, entre outros.

Direto de Olinda
A Troça Carnavalesca Mista Tá’Qui Pr’Ocês realiza sua prévia neste sábado,  com orquestra de frevo nas ruas de Ponta Negra. Com 31 anos comemorados em 2016, a tradicional troça de Olinda inicia a festa com uma concentração na Associação de Moradores dos Parques Residenciais Ponta Negra e Alagamar (Ampa). A programação começará ao meio-dia. A concentração será embalada pelo samba do grupo Quinto Preceito. A entrada na concentração se dará com aquisição da camisa do bloco, a R$ 40. O valor inclui feijoada e open bar. Às 16h, a orquestra de frevo do maestro Oséas leva a festa para as ruas do conjunto Ponta Negra. Sem cordas, o desfile aberto público levará o hino da troça ao pé da letra. “Hoje vou cair de tanto amar e vou sair pra desfilar”. Onde: Rua Praia de Itamaracá.

Majestades do samba
O casal que vai reinar na folia será conhecido nesta sexta-feira:  no pátio da Funcarte, Cidade Alta, serão escolhidos o Rei e a Rainha do carnaval de Natal, a partir das 19h. Diante do júri e do público, os candidatos irão precisar mostrar todos seus dotes para desbancar os adversários. Haverá show e toda infra-estrutura de palco, passarela, som e iluminação. A entrada é franca. Cinco belas candidatas, carismáticas e com muito samba no pé concorrem ao posto de Rainha do Carnaval. Nesta noitada de muito samba, frevo e simpatia, haverá também uma atração musical de palco.

Barro Vermelho
O bloco Os Mala do Barro Vermelho fará sua prévia de carnaval neste sábado, das 12h às 18h, com o objetivo de resgatar os velhos carnavais. Será na sede do bloco, na Rua Jaguarari, Barro Vermelho. A prévia contará com uma roda de samba puxada pelo grupo Samba Destilado. Os Mala do Barro Vermelho foi criado, em 2014, com a ideia de resgatar várias manifestações tradicionais dos antigos carnavais como: as marchinhas e frevos, banho de cheiro e concurso de melhor fantasia infantil e adulto. Este ano o bloco sairá novamente no dia 08 de fevereiro, animando os foliões do bairro e todos que desejarem participar da festa. Onde: próximo ao antigo Bar do Mário.

Catita de carnaval
O Buraco da Catita, na Ribeira, já está se movimentando em ritmo carnavalesco com as noites dedicadas a Dodô e Osmar, sob o comando do grupo Catita no Rojão. Será toda sexta-feira, até o carnaval chegar. A dupla que inventou o trio elétrico do carnaval baiano é referência eterna de festa. No repertório tem clássicos eternos como “Chame gente”, “Eu sou o carnaval”, “Vida boa”, “Chão da praça”, entre outros. No sábado volta o samba, com o grupo Daquele Jeito, tocando três horas de batuque.

Fora do script
O projeto Verão Fora do Script, no Decky Bar, Ponta Negra, combina ritmos todos os domingos para servir de prévia para o carnaval. Os escolhidos da vez serão Adriano Estilizado e banda Legal D’Mais, a partir das 18h. O Legal D’Mais está presente desde a primeira edição, sendo atração requisitada também por colocar seu público não apenas pra curtir, mas fazer parte do espetáculo, uma vez que tem participação efetiva dos foliões na frente do palco e até em cima dele. É um carnaval.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas