terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Arbitragem terá comissão de avaliação durante o Campeonato Estadual

- Publicidade -

ESTADUAL - Francisco Armando vai criar ranking estadual a fim de nomear árbitros para o quadro nacional da CBF

Em meio aos escândalos que voltaram a abalar o futebol brasileiro neste final de temporada, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (Ceaf-RN), Francisco Armando Falcão, disse estar tranqüilo quanto a lisura dos árbitros potiguares e anunciou uma grande novidade para temporada que está por se iniciar. O Rio Grande do Norte será o primeiro estado do país a criar uma comissão com poderes para avaliar os erros e punir os árbitros durante a realização do Campeonato Estadual.

Embora tenha uma aparência ditatorial, uma vez que a figura dos árbitros sempre estiveram acima de tudo e de todos, sendo eles os únicos membros dentro de uma partida de futebol que não estariam sujeitos a qualquer tipo de punição, a medida, segundo Falcão, visa fazer com que os membros da Ceaf-RN intensifiquem os estudos e treinem a aplicação das regras para buscar uma redução drástica no número de erros. “Realmente essa pode e deve ser encarada como uma medida moralizatória. Eu já tinha essa idéia em mente e a reforcei com uma solicitação do presidente da FNF, José Vanildo, que pensava dessa mesma forma. Sempre disse para os árbitros locais que o livro de regras do futebol deveria ser a Bíblia deles e, na prática, vamos apenas começar a cobrar isso”, salientou Francisco Armando Falcão.

Ele descarta que a implementação da “comissão de avaliação de arbitragem” seja um critério de perseguição aos juízes e auxiliares, e acredita que a novidade virá contribuir ainda mais para o enaltecimento do nível das pessoas que hoje se encontram no quadro da Comissão de Arbitragem. “Ninguém será perseguido, nem protegido. Essa comissão será criada para avaliar o desempenho dos árbitros dentro de campo. Os erros comuns que não afetem o resultados dos jogos resultarão em algum tipo de advertência. Mas aqueles erros grosseiros serão punidos com rigor e nos casos de reincidência, o infrator pode ser afastado do quadro a ser obrigado a fazer um curso de reciclagem”, antecipou.

Outra novidade é que junto com a nova comissão será criado um ranking estadual, onde os árbitros de melhores conceitos passarão a encabeçar a lista de postulantes ao quadro nacional. O ranking será semelhante ao que hoje existe na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mediante o qual, o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol pretende acabar com a possibilidade de nomeação por apadrinhamento político, que se tornou um fato bastante corriqueiro no futebol do RN em épocas passadas.

“Não tenho rabo preso com ninguém e não aceito ingerência política em minha administração. Não fui colocado aqui (Ceaf) pelo presidente José Vanildo para agradar a quem quer que seja, ele me chamou para realizar um trabalho de organização do nosso quadro de árbitros e estou procurando fazer isso da melhor forma possível. Com o ranking vai passar a integrar o quadro nacional da CBF aqueles que se dedicarem. Tudo será realizado dentro da maior transparência possível”, ressalta Falcão.

Denúncias

Quanto as denuncias envolvendo tentativas de suborno a árbitros nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, Francisco Armando Falcão encara o caso com tristeza. “Infelizmente ainda existem pessoas inescrupulosas dentro do futebol, com proximidade a alguns árbitros de mente fraca e essa pratica ainda não foi banida do meio esportivo. Espero que as denuncias sejam todas apuradas e que os culpados acabem punidos com bastante rigor. Não tem comissão no mundo que evite essas coisas de acontecerem e nós temos de contar e confiar na segurança dos nossos árbitros”, afirmou.

Sobre a possível tentativa de suborno relatada pelo árbitro potiguar João Alberto Duarte a Comissão Nacional de Arbitragem, Falcão disse não ter sido procurado oficialmente em nenhum momento e que todo contato ocorreu diretamente com Sérgio Corrêa, o encarregado dentro da CBF a tratar de assuntos ligados a arbitragem. “Sinceramente só espero que o João Alberto possua provas contundentes sobre o caso que relatou a CBF e divulgou na imprensa. A acusação é muito séria e só se pode fazer isso diante de uma grande segurança. Particularmente não conheço detalhes sobre o caso, só o que saiu na imprensa e agora também não desejo mais me meter no assunto, porém, desejo que ele se saia bem”, frisou Armando Falcão.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas