Arcebispo Dom Jaime celebra Missa da Ceia do Senhor na Catedral Metropolitana

Publicação: 2019-04-18 20:08:00 | Comentários: 0
A+ A-
Dando sequência à programação da Semana Santa, o Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha esteve na Catedral Metropolitana de Natal na noite desta quinta-feira, 18, para a celebração da Missa da Ceia do Senhor, na qual é realizada a tradicional cerimônia de Lava-pés, dando início ao Tríduo Pascal.

O Arcebispo Dom Jaime celebra a Missa da Ceia do Senhor
fiéis se reuniram para celebrar a Missa da Ceia do Senhor

Em sua homilia que durou cerca de 20 minutos, Dom Jaime exaltou a necessidade da Igreja buscar a humildade que os discípulos tiveram ao seguir Jesus. "Se faz necessário buscar esse sentimento de humildade que nos introduz em uma certeza que estamos caminhando para viver o Tríduo Pascal da melhor forma", disse.

Em seguida, 12 pessoas de tiveram seus pés lavados pelo Arcebispo em um gesto que representa a atitude de Jesus Cristo teve junto aos seus discípulos. Entre elas, homens, mulheres e uma criança dos mais diversos segmentos da sociedade representaram a comunidade cristã. A senadora Zenaide Maia e o jovem portador de necessidades especiais João Gabriel, figura carimbada em jogos do ABC Futebol Clube, estiveram entre os leigos que participaram da cerimônia.

Segundo o padre Valdir Cândido, pároco da Paróquia da Catedral, a pluraridade foi uma recomendação do Papa Francisco e que o Lava-pés mostra o serviço que a Igreja se propõe em ter.

"Quando Jesus se propôs a lavar os pés, ficaram estarrecidos. Ele se ofertava em cada pequena ação e, por fim, ofertou sua vida para salvar todos nós. É isso que a Igreja se propõe a fazer, salvar cada vez mais pessoas através do Evangelho", afirma o Pároco.

A programação da Semana Santa na Catedral Metropolitana tem continuidade nesta sexta-feira, 19, com a celebração da Paixão do Senhor, às 15h. No Sábado Santo, haverá a Vigília Pascal, às 19h. Por fim, no domingo da Ressurreição, 21, haverá missa em três horários: 7h, 11h e 19h.

Significado
A Missa da Ceia do Senhor é a celebração que abre o Tríduo Pascal e, nela, acontece o rito do Lava-pés, recordação do gesto de Jesus Cristo durante a última ceia, quando lavou os pés dos apóstolos.

Alguns símbolos são marcantes da cerimônia. Após o Glória, todos os sinos da igreja devem dobrar e só voltarão a ser escutados na proclamação da Glória na Vigília Pascal, no sábado de Aleluia. Ao final da missa, ocorre a transladação do Santíssimo Sacramento para um lugar menor, o único que mantém as vestes durante o Tríduo. Os fiéis permanecem em Vigília Eucarística, porém sem solenidade, em sinal de respeito.










continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários