quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Areia das dunas se move com ventania e bloqueia estradas

- Publicidade -

Todos os anos, o aumento das ventanias durante os meses de julho, agosto e setembro requer atenção especial do Departamento Estadual de Rodagens porque muitas vias estaduais são obstruídas por areias. De acordo com o diretor Fraxe, três trechos apresentam o problema: a RN-305, próximo a Pitangui; a RN- 303, entre a Redinha e Santa Rita; e  a via que liga Ponto do Mangue a Ponta do Mel, no município de Areia Branca, próximo ao Ceará. Para resolver, uma máquina é deslocada para cada um desses lugares durante os três meses com o objetivo de retirar a areia quase que diariamente. “É um trabalho inglório”, resume Fraxe.

Na RN-305, estrada de Pitangui, no litoral Norte, máquinas limpavam ontem a via tomada por areia

Na RN-305, estrada de Pitangui, no litoral Norte, máquinas limpavam ontem a via tomada por areia

Na manhã de terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) precisou desobstruir a via próximo a ponte Newton Navarro, em Natal, por causa da quantidade de areia. O DER deslocou uma máquina para auxiliar o trabalho. Outro trecho municipal que recebe ajuda do órgão estadual é o prolongamento da Avenida Prudente de Morais, no bairro de Candelária. Nesta época do ano, é preciso retirar areias quase que diariamente desses lugares.

Segundo Fraxe, os trechos  sofrem o problema por um movimento natural e não tem como evitá-lo. “Não adianta tentar frear essa areia com construções. Ela invade a pista porque estamos em uma área de dunas”, disse ele.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas