sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Areias esculpidas pelo tempo

- Publicidade -

O título da nova exposição da fotógrafa Leila Cunha Lima fala por si só: “Areias que são tesouros” traz um olhar de contemplação e descoberta sobre os lençóis maranhenses. A mostra abre nesta terça-feira, às 18h, no Between Coffee & Deli House, em Petrópolis – não por acaso, no Dia Mundial da Fotografia. São trinta imagens que registram cores e tons das areias, dunas e lagoas de um dos cenários naturais mais peculiares do Brasil.
#ALBUM-5356#
“Fiquei impressionada com o tamanho daquela área. Tive que fazer diversos voos e fotos aéreas para ter noção das dimensões do lugar”, conta Leila, que há cinco anos se dedica a exposições com temáticas naturalistas e ambientais. As lentes da fotógrafa captaram as lagoas de águas cristalinas e as areias brancas que se movimentam e formam as famosas dunas móveis. O pôr do sol nos lençóis também compareceu com uma cor a mais nas fotos. “É sem dúvida o mais bonito do Brasil”, ressalta. As cenas se alternam entre o deserto e o oásis.

Leila Cunha Lima conta que não teve receio em usar as dunas maranhenses como tema da nova exposição, já que elas são muito diferentes das que se encontram no litoral potiguar. “Nós não temos as lagoas do Maranhão, que são o maior diferencial dos lençóis. Até por isso escolhi fazer as fotos em julho, período em que as chuvas estão passando, e formaram as lagoas mais bonitas da área”, explica. Todas as imagens de “Areias que são tesouros” estarão à venda, e vão ficar à disposição no Between  até o dia 20 de setembro.

A fotógrafa divide as lentes com as funções de advogada e procuradora do Estado. Fora dos escritórios climatizados, prefere a natureza para fotografar. O apelo ecológico está em todo seu trabalho. Ano passado lançou “Flores que encantam o Brasil” (Ed. da UFRN), sobre as belezas da flora brasileira, e “Voar é o seu destino”, que registrou céus de Maracajaú à Itália. A primeira exposição de Leila foi realizada em 2010, “Mar e Flor”; a segunda foi “África do Sul”, em 2011, e em 2012 veio “Salve a Amazônia!”, com registros da Amazônia e da fauna e flora do pantanal.

Serviço:
Lançamento da exposição fotográfica “Areias que são tesouros”, de Leila Cunha Lima.
Terça, às 18h, no Between Coffee & Deli House, no largo do Atheneu, Petrópolis.
De 19/08 a 20/09.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas