Arena atinge 94% do projeto total

Publicação: 2013-11-12 00:00:00
Com o projeto de construção do estádio bem adiantado, tendo atingido 94,07% do seu total no balanço realizado no final de outubro, o governo do estado e a OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, começam a trabalhar a data para inauguração da nova praça esportiva de Natal. O dia 12 de janeiro do próximo ano, passou a ser a data mais viável para festa de inauguração, uma vez que os responsáveis pelo evento não abrem mão da realização de um clássico entre ABC x América, o problema de calendário das equipes, torna praticamente impossível que a festa seja realizada numa data mais próxima.

A intenção é marcar a abertura do estádio com a realização do maior clássico do futebol potiguar, para que o confronto entre  para história do novo estádio, assim como ocorreu no dia 4 de julho de 1972, quando foi inaugurado o antigo Castelão — que hoje cedeu espaço para construção da praça esportiva Arena das Dunas.
Estrutura metálica da cobertura da Arena das Dunas está instalada, faltando ainda a implantação das telhas metálicas. Os dois telões já estão montados e no local
A princípio, havia a possibilidade de se realizar a inauguração oficial da arena logo no dia 5 de janeiro, porém a necessidade de se respeitar o período de férias dos jogadores e também os trabalhos da pré-temporada fizeram a empresa responsável pelo projeto e o secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres, modificar os planos iniciais e fixar o dia 12 de janeiro como a data prevista para realização da festa.

saiba mais

Não existe um plano B, ao contrário do que aconteceu na inauguração da Arena Castelão, em Fortaleza, a possível organização de uma rodada dupla, com ABC e América realizando jogos contra adversários distintos, pela disputa do Estadual e pela Copa do Nordeste, respectivamente, não agrada.

“No meu entender o jogo de abertura da Arena das Dunas deve ser mesmo entre ABC e América. O clássico vai marcar essa data e entrar para história desse novo momento do futebol que a arena irá propiciar ao RN. Assim como ocorreu com o antigo Castelão, o autor do primeiro gol será eternizado, bem como aquele clube que conquistar a primeira vitória”, ressaltou Demétrio Torres.

Ritmo

A Arena das Dunas, dos estádios que irão servir a Copa do Mundo de 2014 e que ainda não foram entregues, é o de ritmo mais acelerado.  Faltando apenas 5,93% para conclusão total do projeto, a data entrega  da praça esportiva ao governo estadual está prevista pata o dia 31 de dezembro.  Todas as 20 pétalas da cobertura do estádio já estão fixadas e o trabalho de implantação das telhas metálicas já foi iniciado. No setor oeste do estádio, voltado para avenida Prudente de Morais, esse  serviço já se encontra em fase de acabamento. O gramado está próximo de receber o corte que será usado durante as partidas válidas pelo mundial.

Os dois telões de alta resolução no estádio potiguar já foram instalado, bem como 70% dos 306 refletores do campo de jogo. As cadeiras também estão em fase final de implantação. Resta apenas a fixação das arquibancadas móveis, que está dentro da matriz de responsabilidade do governo estadual e se encontra em fase de implantação do processo licitatório.

O Itaquerão, que como o estádio natalense teve problemas no início do projeto e obedeceu também a um cronograma especial estipulado pelo Comitê Organizador Local, também está com o projeto adiantado e tem hoje 93,48% do estádio concluído.

A Arena Pantanal, com 85% do projeto, a Arena da Baixada (83%) e a Arena Amazônia (88%) são os projeto mais atrasados. O estádio Beira-Rio atingiu 92% do projeto total.