Arena das Dunas recebe shows simultâneos

Publicação: 2014-12-17 00:00:00
Yuno Silva - repórter

Rock com pegada oitentista no gramado com Os Paralamas do Sucesso, e o reggae roots da banda Planta & Raiz no entorno. Essa é a combinação sonora que colocará a Arena das Dunas na berlinda na próxima sexta-feira (19), prova de fogo com capacidade de consolidar o estádio da Copa do Mundo como palco simultâneo de grandes eventos: dentro da Arena, às 22h, a Prefeitura de Natal realiza mais um show nacional gratuito inserido na programação do Natal em Natal; enquanto a área conhecida como Podium Sul, com face voltada para o Centro Administrativo, recebe a partir da meia noite show privado dos regueiros paulistas.
No gramado, Paralamas do Sucesso. No  estacionamento, Planta e Raiz, DuSouto e Rastafeeling. A Arena das Dunas vai abrigar, pela primeira vez, dois eventos musicais na mesma noite
Pelo lado do Município, algumas medidas estão sendo tomadas junto a administração da Arena das Dunas para ampliar a capacidade de público. O intuito é evitar a superlotação do espaço, verificada durante o show do maranhense Zeca Baleiro no sábado passado (dia 13) que superou as 18 mil pessoas – os portões chegaram a ser fechados e houve tumulto. “Temos uma reunião hoje (ontem) a tarde para definir tanto a liberação de parte das arquibancadas quanto o reforço na segurança compatível com o aumento de público pretendido. Também teremos nova logística de acesso”, adiantou a assessoria de imprensa da Secult/Natal-Funcarte.

O público que for conferir o show d’Os Paralamas do Sucesso, única atração musical do Natal em Natal na Arena desta sexta (19), terá acesso ao gramado pela face Sul da Arena das Dunas, portão E (próximo ao Sebrae-RN). A meta da Prefeitura é ganhar ao menos mais 10 mil lugares, elevando a capacidade máxima do lugar para 28 mil pessoas.

Já os interessados em curtir o ritmo jamaicano devem se dirigir ao acesso 3, portão J, na face Sul voltada para o Centro Administrativo. “Agendamos bem antes esse show do Planta e Raiz, e fechamos contrato bem naquele período que a Prefeitura ainda não tinha definido um local para as apresentações (os shows chegaram a ser anunciados para o palco de Mirassol). Só espero que os horários sejam cumpridos”, disse o produtor Joab Madruga, responsável pelo show de reggae, noitada que também conta com presença das bandas DuSouto, Rastafeeling e MC Priguissa.

“O espaço onde vai acontecer o show (chamado Podium Sul) tem uma parte coberta e outra descoberta”, valoriza Madruga. “Optamos por começar pós-Natal em Natal para não gerar conflito sonoro e para dar oportunidade a quem quiser aproveitar os dois eventos”. O quinteto de reggae de São Paulo  está em turnê nacional para divulgar o lançamento do DVD “15 anos ao vivo”. No repertório sucesso da banda como “Bora Viver”, “Flores no meu jardim”, “De sol a sol” e “Um novo amanhecer”. Os ingressos antecipados estão à venda nas lojas Chilli Beans (Midway Mall e Via Direta).

Gramado
Os shows do Natal em Natal marca a estreia do uso do equipamento EasyFloor, malha sintética especial que protege o gramado da Arena das Dunas. O ‘tapete’ plástico é utilizado em grandes eventos e apresentações de artistas internacionais como Paul McCartney, Madonna e Beyoncé.

A placa desmontável que cobre todo o miolo do estádio veio de Salvador, e o aluguel custou R$ 150 mil. Inicialmente viria um equipamento semelhante de Fortaleza, mais fino e maleável, ao custo de R$ 120 mil, porém a administração da Arena, em acordo com a Prefeitura de Natal, preferiu arcar com a diferença e garantir a proteção do gramado com uma malha mais espessa.