quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Arizona luta para manter lei

- Publicidade -

Phoenix (AE) – O Estado do Arizona apresentou ontem recurso contra a decisão de uma juíza federal norte-americana que suspende grande parte de uma nova e polêmica lei local de imigração. No recurso, o Estado norte-americano pede que a decisão da juíza Susan Bolton seja suspensa para que a lei possa vigorar integralmente. Os advogados enviados pela governadora do Arizona, Jan Brewer, também pedem que a apelação seja analisada rapidamente.

Os pontos mais polêmicos da lei foram suspensos ontem pela juíza federal, apenas um dia antes de as medidas começarem a vigorar. Entre as questões barradas por Susan Bolton figura um parágrafo que exigia que os policiais checassem o status imigratório de uma pessoa, enquanto estivessem no cumprimento de outras leis. Ela também vetou um trecho que obrigaria os imigrantes a carregarem sempre seus documentos e outra que proibia que imigrantes pedissem empregos em locais públicos – um ponto que tinha na mira os trabalhadores diaristas, que se juntam em grandes números nos estacionamentos pelas manhãs, em todo o Arizona, em busca de jornadas diárias de trabalho. A juíza também proibiu que os policiais façam prisões de supostos imigrantes ilegais sem um mandato judicial para isso. Jan Brewer afirmou que, se necessário, levará o caso até a Suprema Corte dos Estados Unidos.

O Arizona situa-se no sul dos EUA e compartilha extensa fronteira com o México, o que faz do Estado um dos epicentros da imigração ilegal , com mais de 400 mil residentes não documentados. A fronteira  é usada por contrabandistas e traficantes de drogas e seres humanos. O governo estadual alega que a imigração ilegal drena vastas somas de dinheiro público com hospitais, educação e outros serviços.

O Arizona afirma que o governo federal dos EUA fracassou em assegurar a fronteira e por isso o Estado teria o direito de resolver o problema por seus próprios meios. Já o Departamento de Justiça dos EUA argumentou nos tribunais que a lei estadual do Arizona é inconstitucional e que permitir que os Estados façam isso levará a uma proliferação de leis sobre a imigração ao redor do país inteiro, além de interromper uma abordagem sobre a questão que está sendo conduzida com cuidado no Congresso.

Bolton indicou que o governo federal tem boas chances de sucesso neste argumento. Mas o principal mentor da lei imigratória, o deputado estadual Russell Pearce (Partido Republicano) discorda e prevê que o governo estadual vencerá a luta judicial.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas