Armando Ribeiro atinge 20% da capacidade e sai do volume morto

Publicação: 2018-04-17 09:55:00 | Comentários: 0
A+ A-
A barragem Armando Ribeiro, principal reservatório do Rio Grande do Norte, saiu do volume morto com as chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente do Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), Josivan Cardoso.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves
Barragem Armando Ribeiro, principal reservatório do estado, saiu do volume morto

O reservatório está com 3,70 metros de água acima do nível de volume morto. Hoje, estão represados na barragem mais de 481 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a cerca de 20% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Além da Armando Ribeiro, outros dez reservatórios já haviam saído do volume morto de acordo com o relatório divulgado pelo Igarn nesta segunda-feira. Outros sete deixaram o estado seco com as chuvas deste fim de semana, quando os reservatórios do estado receberam 143 milhões de metros cúbicos de água.

O monitoramento dos principais reservatórios do estado é feito diariamente pelo Instituto. Existem ainda os mananciais de menor porte, que não constam nos relatórios do Igarn, mas tem registros de sangria. Esse é o caso do açude José Teodoro, conhecido como açude Velho, localizado em Angicos. O manancial sangrou nesta segunda-feira, conforme imagens divulgadas por moradores da região.



No mesmo município, também sangrou, na manhã desta terça-feira, o Açude do Rio. O manancial abastecia os moradores da região até a construção da adutora Sertão Central, que distribui água para Angicos e outros sete municípios.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários