Cookie Consent
Rosalie Arruda
Armazena água
Publicado: 00:01:00 - 10/05/2022 Atualizado: 22:07:51 - 09/05/2022
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br  

O Hidrogel pode ser a esperança para a agricultura do RN em pouco tempo. A popularização entre os agricultores potiguares do uso do polímero de origem mexicana, que concentra água nas raízes das plantas, mantendo o solo úmido por mais tempo, está trazendo bons resultados na cajucultura em Serra do Mel, segundo a SUDENE.

A autarquia - e o Banco do Nordeste do Brasil - está incentivando com projetos o uso do produto e estima que a área cultivada esteja em torno de 1,4 mil hectares.

São Francisco 
Os marqueteiros da campanha do ex-presidente Lula foram buscar inspiração na oração de São Francisco para produzir o comercial divulgado no sábado (07) pelo PT sobre a disputa eleitoral deste ano. O VT tem uma intensa mensagem religiosa. O título do comercial, criado pelo marqueteiro Sidônio Palmeira, é “Dois Lados”.

Esperado
A propósito, a deputada Isolda Dantas (PT) revelou que o ex-presidente é esperado no Rio Grande do Norte, no São João.
Vem lançar a chapa Fátima/Walter/Carlos Eduardo?

Bike
O ex-senador Garibaldi Filho (MDB) confessou que nunca aprendeu a se equilibrar nas duas rodas. Não sabe andar de bicicleta. A curiosidade foi revelada ontem no programa de estreia do jornalista Diógenes Dantas.

Garibaldi também revelou que não acredita em terceira força para disputar a eleição no país e mostrou-se preocupado com os rumores sobre golpe de estado.  

Social
A festa do colunista Bebeto Torres, sexta-feira (06) no Chaplin Recepções, levou boa parte da sociedade potiguar a sair de casa, sem remorso e sem máscara, de boa!!!!

Mas, a classe política esteve meio ausente. Destaque para o pré-candidato Fábio Dantas (SDD) com a esposa, deputada Cristiane Dantas. Deputado Hermano Morais (PV) com a mulher Isaura Simonetti e o pré-candidato a deputado federal Henrique Alves com a jornalista Laurita Arruda. A vereadora Julia Arruda e o marido publicitário Renato Quaresma. 

Educação 
A Secretaria da Infraestrutura marcou para 09 de junho a abertura das propostas para a construção do Instituto Estadual de Educação Profissional (IERN) em Jardim de Piranhas. A unidade será construída na avenida Rio Branco, no bairro Santa Cecilia.
O governo do estado pretende construir 12 unidades de IERN até o fim deste ano.

Gestão Fiscal
Atenção gestores. Prefeituras e Câmaras Municipais têm até o dia 30 de maio para publicar o primeiro Relatório de Gestão Fiscal (RGF) correspondente ao ano de 2022. A ausência da prestação pode ensejar multa de 30% do valor total dos vencimentos anuais do gestor, e os municípios podem ficar impedidos de firmar convênios e contrair empréstimos.

Mete medo
O Tribunal Superior Eleitoral convidou as Forças Armadas para participar do processo das eleições com o objetivo de conter as ameaças golpistas do presidente. Militares, no entanto, começaram a endossar o discurso de Bolsonaro e a pressionar a corte, insistindo em dúvidas já esclarecidas sobre o sistema de votação.

Dá para acreditar???

Energia eólica... 
Bastante aplaudido pelo meio empresarial, o projeto de Lei do senador potiguar Jean Paul Prates (PL 576/21) que cria um marco regulatório para a exploração de energia eólica (em alto mar) e adequa outras leis para regular, promover e implementar o marco legal offshore.

...pode gerar dividendos...
Pela proposta, os parques de produção de energia offshore poderão ser implantados dentro da chamada Zona Econômica Exclusiva – ZEE, 200 milhas marítimas a partir da costa. 

... para a União e Estados
Entre outros pontos, o projeto prevê ainda o pagamento, pelo empreendedor, de bônus de assinatura para a União; da ocupação da área, destinado ao órgão regulador; e também  pagamento da Participação Proporcional, correspondente a 5% da energia efetivamente gerada e comercializada pelo sistema instalado. Este último percentual deverá ser partilhado entre União, Estados e Municípios.

Portal de consulta
Pra quem tem curiosidade, toda a Legislação Estadual pode ser consultada no portal oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte – http://www.al.rn.leg.br/leisestaduais, que mantém as informações consolidadas e compiladas, e traz a facilidade de acesso à legislação estadual desde 1971 até 2022. 

Ciclovia
A Prefeitura do Natal está lançando hoje ordem de serviço para a execução de mais 15 quilômetros de malha cicloviária. O projeto que vai custar R$ 6,2 milhões será concluído em até 12 meses. Os espaços serão instalados nas Avenidas das Cirandas; Pico do Cabugi, Florianópolis; Guararapes, Nosso Senhor do Bonfim e Itapetinga. As ciclovias serão de mão dupla e vão contar com sinalização horizontal e vertical. 

Cedida
Laurita Arruda, Bebeto Torres e Henrique Eduardo Alves

Laurita Arruda, Bebeto Torres e Henrique Eduardo Alves


Cedida
Tinesa Gadelha, Edmar Gadelha, Eliana Lima.

Tinesa Gadelha, Edmar Gadelha, Eliana Lima.


Cedida
João Helder, Tereza Tinoco, Bebeto Torres, Angela

João Helder, Tereza Tinoco, Bebeto Torres, Angela


Cedida
Adriana e Claudinha Ferreira de Souza com Bebeto

Adriana e Claudinha Ferreira de Souza com Bebeto




Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte