Arrecadação de ICMS e IPVA nos estados sobe 2,14

Publicação: 2021-01-26 00:00:00
O secretário especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, destacou a recuperação da arrecadação de Estados e municípios em 2020, passada a fase mais intensa da pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, enquanto a arrecadação da União no ano passado recuou 3,75% ante 2019, em termos nominais, a arrecadação dos Estados, na mesma comparação, avançou 2,14%, considerando os resultados de 70% dos Estados. "A arrecadação de Estados e municípios apresentou forte recuperação", disse Waldery nesta segunda-feira (25). Os dados dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Goiás e do Distrito Federal ainda não estavam disponíveis nesta segunda-feira (25).

saiba mais

Waldery afirmou ainda que a recuperação da arrecadação está "bastante sólida" e que o "fundo do poço" para o recolhimento de tributos da União ocorreu em maio do ano passado. "Já o fundo do poço para arrecadação de Estados e municípios foi em junho", disse ele.

Os dados da Receita Federal mostraram que a arrecadação da União, em termos nominais, cedeu 3,75% em 2020, como citado por Waldery. No entanto, a arrecadação em termos reais (ajustada pela inflação) cedeu 6,91% no ano passado.