Arrumações de gavetas

Publicação: 2020-07-02 00:00:00
A+ A-
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com 

Mais uma vasculhada na papelada empoeirada acumulada em caixas, pastas e gavetas dos anos de juventude. E peço licença para trazer aos leitores e compartilhar os versos que eram sempre produzidos em cadernos escolares, em guardanapos ou datilografados na maquininha Remington que compõe o meu museu de lembranças que um dia já foram grandes novidades, como diria o poeta Cazuza. Seguem abaixo um versinho de dez linhas, de 1992, e um arremedo de soneto, de 1989.

Créditos: Divulgação


DECLARAÇÃO
Tenho paixão por cinema
e desamor por novelas
não sonho nem conto estrelas
digo o que penso na pena
evitem vir fazer cena
no palco do meu juízo
por ameaça ou aviso
nada temo nesse mundo
ser fruto do eu profundo
é só do que eu preciso

VOTO NULO
Desfaz-se a festa, cai a madrugada
incautos gritam, um cachorro late
o jornalista encerra o debate
que ao final não lhe valeu de nada.

O servidor janta um chocolate
seu pagamento por tanta zoada
o militante abraça a namorada
e o bajulador faz a sua parte

Tanta besteira, tanto papo bobo
teatro ilógico, dramalhão da Globo
sono perdido que me deixa fulo

Os candidatos buscam um consolo
ao debate chato, ao debate tolo
que de nós merece um voto nulo.

Eleições
Pelo menos agora há um ponto de partida para agendas, discussões, organizações e planejamentos partidários. A Câmara Federal, enfim, definiu as datas de 15 e 29 de novembro para o primeiro e o segundo turnos da eleição.

Censura
O Senado Federal, em conluio com o STF e até com parte da grande imprensa, ressuscitou na placenta do autoritarismo o famigerado DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda, de Getúlio Vargas. Se ergue o Lázaro da Censura.

Escafedeu
Quem diria? O temido “Guardião”, um sofisticado equipamento tecnológico adquirido pelo Ministério Público para fazer escutas, desapareceu do QG dos procuradores da Lava Jato em Curitiba. E agora, quem vai espiar o espião?

Geopolítica
O governo da Índia anunciou na segunda-feira que vai banir do país 59 aplicativos fabricados por empresas da China. As autoridades indianas concluíram que eles estão ameaçando a segurança nacional e a defesa.

Literatura
A cantora franco-espanhola Olívia Ruiz, sucesso na Europa desde 2001, acaba de escrever seu primeiro romance e que foi lançado ontem. Ela disse à imprensa que os originais foram levados à editora sem seu conhecimento.

Quadrinhos
O grande acervo de HQ do desenhista e escritor Daniel Azulay, morto em março, está em leilão no site Ernane Leiloeiro Público. São edições raras dos anos 1950-60 de Pato Donald, Superman, Batman, Capitão Marvel e outros.

Clube dos 7
Com o gol 700 marcado na terça-feira, o craque Lionel Messi se juntou ao sexteto que conseguiu a proeza: Josef Bican (com 805 gols), Romário (772), Pelé (767), Puskas (746), Gerd Müller (735) e Cristiano Ronaldo (728 gols).

Não oficiais
A FIFA só reconhece jogos oficiais, mas extraoficialmente há treze artilheiros com mais de 1.000 gols: Bican, Müller, Santrac, Friedenreich, Pelé, Marjanovic, Puskas, Eusébio, Romário, Wilimowski, Flávio Minuano, Karam e Tulio.

Futebol ao vivo 
Quinta gorda com grandes clubes da Europa e do Brasil em campo: tem Sheffield x Tottenham, Manchester City x Liverpool, Real Madrid x Getafe, Atalanta x Napoli, Roma x Udinese, Macaé x Fluminense e 
Vasco x Resende.