quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Arte e algo mais na Galeria B-612

- Publicidade -

Um dos destinos mais interessantes e agradáveis atualmente na Ribeira é, sem dúvida, a Galeria de Arte B-612, no número 216 da rua Doutor Barata, onde já funcionou no passado, entre outros, a Livraria Clima, só para ficar na referência aos anos 1970 e 1980. O local está em funcionamento desde dezembro de 2017, abrigando o enorme acervo — entre quadros, esculturas e objetos raros e de decoração — do empresário Anchieta Miranda, um apaixonado pelas artes. É nesse cenário que será realizada a 1ª Semana Arte e o Artista, a partir desta sexta-feira, dia 4, até o próximo dia 12, em comemoração ao Dia do Artista Plástico (dia 8).

O empresário Anchieta Miranda investe e acredita no bairro: “A Ribeira ainda pode se transformar em uma coisa maravilhosa”

O empresário Anchieta Miranda investe e acredita no bairro: “A Ribeira
ainda pode se transformar em uma coisa maravilhosa”

Além da exposição de todo o acervo da galeria, há programação gratuita. Hoje, a partir das 15h, a cantora Bruna Hetzel interpreta jazz e bossa nova. E amanhã, às 10h, é a vez de Sílvia Sol interpretar clássicos da MPB.

Segundo a produtora Ana Tomaz, praticamente todas as quase 1.500 obras expostas estarão à venda. São trabalhos de artistas como Dorian Gray Caldas, Newton Navarro, Marcelus Bob, Assis Marinho, Iaperi Araújo, Zaira Caldas, Vicente Vitoriano,  Vatenor, Flávio Freitas, Jair Peny, Carlos Soares, Fernando Gurgel, Jordão, Tomé Filgueira, para citar alguns potiguares; e ainda mestres como Carybé e Franscisco Brennand, entre muitos outros.

Com pé direito alto, característica dos prédios de época, a Galeria B-612 tem dois andares e vários ambientes repletos de trabalhos de arte, entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, objetos decorativos e   peças de antiquário. Há também um café e um auditório está sendo finalizado. Livros de arte estão à disposição dos visitantes no Espaço Literário Jácio Torres, uma homenagem ao sebista proprietário do Cata Livros.

Cafeteria é um dos espaços para eventos na galeria

Cafeteria é um dos espaços para eventos na galeria

Durante a 1ª Semana Arte e o Artista, a galeria estará aberta à visitação pública durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, com parada para o almoço, e de 13h30 às 17h30. Aos sábados o espaço funciona apenas pela manhã.

Também estão programadas rodas de discussão, lançamentos literários e outros encontros, como informa Ana Tomaz, que trabalha como produtora da galeria desde fevereiro deste ano.

Bruna Hetzel é atração desta sexta-feira, no evento Arte e o Artista

Bruna Hetzel é atração desta sexta-feira, no evento Arte e o Artista

Fôlego novo para a Ribeira
Funcionando há menos de um ano na Ribeira, a galeria dá um novo fôlego à tão combalida Ribeira, que ainda carece de necessidade urbanas básicas, como limpeza e segurança. Anchieta Miranda parece não se importar em ir na contramão dos acontecimentos ao investir no local. Pelo contrário, mostra-se resignado ao acreditar em mudanças e no empenho e conscientização de outros empresários locais.

“Muita gente me pergunta se eu ainda acredito na Ribeira. Ao meu ver, o bairro pode se transformar em uma coisa maravilhosa, principalmente quando os comerciantes decidirem fazer um grande mutirão para limpar o bairro”, propõe o empresário, ex-proprietário da Galeria Anjo Azul. 

Ele lança o desafio de cada dono de prédio providenciar a limpeza e pintura de seu próprio espaço afim de valorizar a área e atrair novos visitantes. Para ele, a prefeitura não tem recursos suficientes para cuidar de todos os bairros da cidade.

“Acho até  ingênuo e infantil pensar assim. Se limparmos, nós mesmo vamos valorizar e fiscalizar. Se você tem uma pendência na vida, você mesmo é que tem de responder por ela”, acredita Anchieta, considerando a ação uma saída inexorável e irreversível.

B-612 reúne grande acervo de artes e antiguidades

B-612 reúne grande acervo de artes e antiguidades

Para atrair ainda mais frequentadores para a Galeria B-612, logo após a realização da Semana de Artes Plásticas, o empresário planeja abrir o espaço para reunião de confrarias. A primeira, adianta ele, será dedicada a arquitetos.

Dizendo-se satisfeito com o tempo em que está com as portas abertas na Dr. Barata, Anchieta diz ter como objetivo juntar o artista e o amante da arte, funcionando como um canal aberto entre as duas partes.

Também está nos planos do empresário trabalhar no esquema de venda em consignação, com os artistas deixando seus trabalhos para serem expostos da galeria.

No prédio onde a galeria está instalada, com seus quase 990 m² de área de construída, funcionou originalmente o jornal A Ordem e a Caixa Rural, cooperativa fundada em 1934. Também foi sede da Livraria Clima e ainda ponto de venda de ticktes escolares e passes de ônibus na década de 1980.

Manhã de sábado será embalada por Silvia Sol

Manhã de sábado será embalada por Silvia Sol

Após a decisão de transformar o local numa grande galeria, foram necessários alguns reparos e obras de acessibilidade. O prédio ganhou rampas e dois elevadores, além de banheiros adaptados. 

O nome do lugar é uma referência ao nome do asteróide onde vivia o Pequeno Príncipe, do escritor Antoine Saint-Exupèry.

Destaques da coleção
Em um passeio pelos andares e salas de exposição das obras — incluindo aí até mesmo o antigo cofre da Caixa Rural —, é possível se deparar com obras importantes, como duas gravuras assinadas por Carybé, que ilustrava os livros de Jorge Amado. Também há um totem e um painel de cerâmica do pernambucano Francisco Brennand. E ainda trabalhos do inglês Gregory Fink.

Também chama atenção uma enorme tela do natalense Marcelus Bob e uma série naif de Iaperi Araújo, além dos quadros de Dorian Gray.

Logo na entrada uma placa avisa: “Difundir o bem, o bom e o belo” . Essa é a missão de Anchieta Miranda e sua galeria.

Serviço:
1ª Semana Arte e o Artista, em comemoração ao Dia do Artista Plástico. De 4 a 12 de maio na Galeria de Arte B-612 (rua Dr. Barata, 216, Ribeira). Shows com Bruna Hetzel (sexta-feira, 15h) e Sílvia Sol (sábado, 10h). Informações: 4141 1111. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas