Arte e café colonial em São Gonçalo do Amarante

Publicação: 2020-01-15 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
São Gonçalo do Amarante ganha a partir desta quarta-feira (15) um empreendimento novo, charmoso e que ressalta a identidade local. Trata-se do “São – Espaço Colaborativo”, um mix de loja e café colonial,  onde os produtos dos artesãos e artistas são-gonçalenses estarão em lugar de destaque. E o mais legal da iniciativa: ela está instalada num dos monumentos mais representativos da história do município, a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, prédio centenário, raro exemplar da arquitetura barroca no Brasil e tombado desde 1963 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Lugares de Charme uniu artesãos e a curadora Cris Ribeiro
Lugares de Charme uniu artesãos e a curadora Cris Ribeiro

O “São – Espaço Colaborativo” foi idealizado pelo projeto Lugares de Charme, com apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae-RN e da Paróquia de São Gonçalo do Amarante. O Espaço está localizado no salão interno da Matriz e tem sua ambientação inspirada na cultura, história e religiosidade do município. Essa ambientação foi concebida junto aos artesãos e artistas da cidade.

As peças que estarão à disposição dos visitantes contemplam as diversas tipologias e saberes artesanais dos mestres locais, a exemplo da palha de sisal, palha de carnaúba, barro, bordado em fio rústico e crochê. Também estarão à venda artigos religiosos, expostos justamente em móveis centenários da própria Igreja.

“São” é o primeiro equipamento colaborativo da cidade
“São” é o primeiro equipamento colaborativo da cidade

No meio de tudo isso está o espaço gastronômico com o charmoso Café São. O estabelecimento oferecerá a rica gastronomia regional nordestina, com espaço de destaque para pratos da cozinha ancestral de São Gonçalo do Amarante.

O "São - Espaço Colaborativo" é apenas o primeiro de três equipamentos que serão inaugurados no município com a parceria com o Lugares de Charme. Os outros dois projetos são restaurantes, um deles localizado em Uruaçu.

Serviço
“São – Espaço Colaborativo”, loja conceito e café colonial na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. Inauguração nesta quarta-feira, em São Gonçalo do Amarante





continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários