quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Arte na rua

- Publicidade -

[email protected]

Virgínia Coelli (Interina )

Natal se despediu ontem do artista plástico Aécio Emerenciano, de 84 anos. Foram dele os melhores traços e imagens do Vale Verde de Ceará Mirim e da bela praia de Muriú. Infelizmente a cidade perdeu uma das mais belas obras pintadas por Aécio e que poderia estar eternizada no principal corredor da cidade: o painel “A fruteira do Nordeste”, na antiga fábrica da Sams, na avenida Salgado Filho. A obra recebeu  uma demão de cal e desapareceu. Presente agora só nas melhores lembranças.

Homenagem
A cronista Maria Elza Bezerra Cirne escreveu recentemente sobre o “Ateliê do Aécio”. Ao saber da partida do artista ela disse a coluna:
“Aécio Augusto Emerenciano. Era assim que se apresentava, com seu sorriso contagiante, espalhando alegria ao redor. Vaidoso, escolheu a praia de Muriú como um dos seus cantos e encantos. Recluso, incluso, produzia em seu ateliê. De janela em janela, deixava a luz entrar, para explodir em cores: amarelo, verde, azul, vermelho, laranja. É o sol, o mar, o céu, o peixe, o caju, as cores vivas dos seus pinceis. Mais do que um artista, um amigo irmão do meu pai. Sentiremos muitas saudades”

Em casa
Na Assembleia Universitária, que celebrou os 51 anos da UERN, a governadora Fátima Bezerra foi aplaudida. Ela se emocionou ao falar da importância do título de Doutora Honoris Causa. Mesmo sendo um dia de festa houve um discreto protesto em defesa da universidade. A ida da presidente da ADUERN, Patricia Barra, para compor a mesa fez um grupo de professores acompanhá-la com faixas com frases de protesto.

Fátima da paz

A governadora Fátima Bezerra passou a temporada em Mossoró em clima de paz. Não teve muitos afagos, mas também não mediu forças nem ignorou a adversária Rosalba Ciarlini. Pelo contrário. Durante a assembleia universitária, na UERN, o hospital da Mulher esteve na pauta dos discursos das duas. Fátima reconheceu  o trabalho de Rosalba em defesa do hospital e a prefeita  o esforço do governo em direcionar recursos do programa governo cidadão para conclusão da obra.

E mais….
Em uma das solenidades a governadora cumprimentou os vereadores destacando Gilberto Diógenes e Sandra Rosado.

Vale o registro
O Auto da Liberdade 2019 teve a participação de 1200 pessoas. 500 eram crianças que formaram o belíssimo coral. No palco, 80 artistas profissionais. Os demais participantes se habilitaram e foram selecionados. Grupos as Filhas de Jó, Maçonaria, Samaritanas e mossoroenses de várias comunidades. Foi bonito de ver!

Venezuelanos
A instituição Cáritas vai discutir ações voltadas para a situação de refugiados venezuelanos que estão pedindo dinheiro e procuram emprego nas ruas de Natal. A reunião será amanhã, às 9 horas, no salão de reuniões do Centro Pastoral Pio X, na Catedral Metropolitana.

Homenagem
A banda de música de Carnaúba dos Dantas foi a Tangará prestar uma homenagem ao músico Valdeci Pereira, um dos mais tradicionais da região. Durante anos Valdeci foi mestre da banda Irapuru, que  tocou várias vezes para Frei Damião, para  os ex-governadores Tarcísio Maia, Cortez Pereira e José Agripino e mais recentemente para o arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Na noite de sábado a cidade parou para assistir a homenagem prestada a Valdeci com um dobrado que levou o seu nome.

Asfalto
A RN que leva até a praia da  Pipa, recuperada no final do governo passado, já está cheia de novos buracos. O asfalto não resistiu as chuvas do primeiro semestre e o problema voltou a deixar o trecho perigoso.  E já já chega o verão.

Congresso
O Hemolab participa do 53o Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica – medicina laboratorial – SBPC/ML, no Rio de Janeiro. Sai em busca  de atualizações científicas.

Gosta de correr?
Terminam hoje as vendas do O 2º lote das inscrições da Maratona do Rio 2020. É a principal prova do maior festival de corridas da América Latina . Dias 13 e 14 de junho.

Letras

A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras escolhe hoje um novo membro para compor os seus quadros, desfalcado desde junho passado com a morte do jornalista e historiador Lenine Pinto.  A eleição ocorre pelo voto direto e secreto dos acadêmicos, disputada pelos escritores Racine Santos, Ivan Lira de Carvalho e Naide Gouveia. O resultado será proclamado pelo acadêmico Diógenes da Cunha Lima, presidente da instituição. A ANRL tem quarenta cadeiras e foi fundado em 1936 por Luis da Câmara Cascudo e outros intelectuais.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas