quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Artes integradas debaixo das mangueiras

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

Não é aleatório que a produtora cultural Nathalia Santana resolveu chamar seu primeiro grande projeto de burburinho. Aproveitando a efervescência da produção artística de Natal, onde trabalhos são desenvolvidos nas mais diversas linguagens, nos mais distantes confins da cidade, ao mesmo tempo, agora, a produtora criou o Burburinho Festival de Arte. O evento faz um recorte de bons trabalhos na área de música, teatro, dança, audiovisual, sarau poético, exposição de artes visuais, feirinha de empreendedorismo e praça de alimentação em três dias de programação gratuita no charmoso Bosque das Mangueiras (Lagoa Nova). A abertura acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 10h, com atividades até o domingo (28). A classificação indicativa é livre.

Parque municipal de Lagoa Nova será ocupado por festival cultural, mas área de caminhada ficará livre para frequentador
Parque municipal de Lagoa Nova será ocupado por festival cultural, mas área de caminhada ficará livre para frequentador

Dentre as atrações presentes, estão a cantora Khrystal, das bandas Skarimbó e Rosa de Pedra, o coletivo de música eletrônica Mandaca, os grupos de dança e teatro Estação de Teatro, com o espetáculo “Um sonho de rabeca no reino da bicharada”, Atores à Deriva, com “Flúvio e o mar”, Cia de Dança do TAM, com “Gonzagando”, além de outros. “Também vamos abrir as comemorações de 10 anos do espetáculo ‘A Ida ao Teatro’, do Facetas, Mutretas e Outras Histórias”, adianta a produtora. Ela lembra que todos os shows e os espetáculos foram selecionados via convocatória.

Também passando por seleção, foi montada a Mostra Burburinho Audiovisual, com 10 curtas da atual safra de realizadores da cidade. As exibições acontecem no sábado e domingo, com cinco filmes por dia, em telão 4:3 montando ao lado do palco. Nas artes visuais, duas exposições estarão montadas. O artista Mario Rasec mostra aquarelas em “Cidade Invisível” e o projeto Câmara Clara expões fotografias da ação Cartografia do Afeto.

Na sexta, Khrystal é atração às 19h30
Na sexta, Khrystal é atração às 19h30

Da literatura estão confirmados os autores Thiago Medeiros, Gonzaga Neto, Leonam Cunha, Ayrton Alves,  Olga Hawes, Marina Rabelo, Gessyka Santos, todos convidados pela poeta Regina Azevedo. Juntos eles vão promover declamações de poesia e bate papos. Na ocasião também será distribuído o livro “Poesia (1998-2008)”, do escritor Adriano de Sousa.

A maior parte da programação do festival é diurna, algo raro na cidade. Segundo Nathalia, a ideia é sair um pouco do lugar-comum. “Somos carentes em Natal de eventos de artes integradas. Quando pensei nesse projeto, a ideia era fazer um festival que desse para reunir linguagens artísticas diferentes, misturando públicos, oferecendo a cena cultura da cidade algo novo”, conta a produtora, recifense que mora em Natal há 10 anos. Para o projeto ela teve como referência festivais como o “Arte Vertente”, em Minas Gerais, e o “Actual”, na Espanha.

Banda Rosa de Pedra encerra o festival no domingo
Banda Rosa de Pedra encerra o festival no domingo

Outra fonte de inspiração para o projeto foi o lendário Festival do Forte, realizado na Fortaleza dos Reis Magos em 1978. “Escuto muito sobre o festival do Forte, acho aquela história incrível. Foi um evento de artes integradas, com movimentação de muitos artistas. Quem sabe com o Forte agora de volta ao Estado, seja possível refazer o festival”, comenta.

Bosque das Mangueiras
Se em 1978 a ideia foi ocupar a Fortaleza dos Reis Magos com arte, em 2017 Nathalia foi levada a escolher o Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, por um desejo de ocupação de espaços públicos, almejando a ressignificação de seu uso cotidiano. Diariamente usado pelos moradores da região como espaço para atividades físicas, o local está fora do roteiro cultural da cidade, mas tem grande potencial para se tornar mais um ambiente de difusão e movimentação artística.

Teatro será representado pelo espetáculo Um Sonho de Rabeca
Teatro será representado pelo espetáculo Um Sonho de Rabeca

“O Bosque das Mangueiras é um espaço lindo, cai bem com a proposta do festival. Aquela área não tem muitos eventos culturais, o que acaba sendo algo tendo essa importância de movimentar aquela região da cidade”, comenta a produtora. “Outro ponto importante é que podemos chegar a outros públicos, pessoas menos habituadas a frenquentar eventos na Ribeira, Parque das Dunas e outros espaços de programação cultural”. Durante o evento, os locais de atividades físicas não serão ocupados, como a pista de corrida. Como atrativo para esse público, a equipe da Realize Esporte e Lazer promoverá diversas ações, como prática de slackline.

Empreendimentos
Em paralelo a programação, durante todo o dia, nos três dias, o público poderá conhecer os diversos produtos da Ferira de Empreendimentos Criativos. 18 expositores participam, dentre os quais, Tia Cris Ateliê Botânico, Mãe Preta Moda&Cultura Afro, Caju Maria Atelier, Pietá Design, Seburubu e Jovens Escribas. Para quem quiser matar a fome ou saborear algumas comidinhas diferentes, a Praça de Alimentação, intitulada de Burburinho de Gostosuras, vai estar aberta das 10h às 21h, com muitas opções: Chaminé Café, Bendita Coxinha, Braguini Pizzaria, Mr. Etílico Drinks Mobile Bar, Glendoca Pudim, Anahí Doces e Salgados, Pipoks Gourmet, Oficina dos Pães, Adoçare Sweet Bike, Essênia Raw & Vegan, Gatoloko Gastrô, Quim Dim Dim e Acqualive.

Iniciativa da Pinote Mídia & Produção Cultural, o Burburinho Festival de Artes conta com os patrocínios da Prefeitura do Natal, por meio do Programa Djalma Maranhão, da Unimed Natal e do Coral Plaza Apart Hotel. “O Burburinho é uma ideia antiga. É a primeira vez que produzo um projeto meu, grande, aprovado em lei de incentivo cultural. Agora vamos sentir como o evento acontece, como a cidade o recebe, por o desejo é que ele entre no calendário cultural de Natal”, afirma.

Programação completa

SEXTA | 26/05
10h: Mandaca | Sunrise com Dj Guará
11h: Sarau com Regina Azevedo, Olga Hawes, Ayrton Alves e Leonam Cunha
14h: Passurbano | Espetáculo Boobox (Dança)
16h: Atores à Deriva | Espetáculo Flúvio e o Mar (Teatro)
17h: Mandaca | Sunset com Dj Dukokar
19h30: Show com Khrystal

SÁBADO | 27/05
10h: Mandaca | Sunrise com Dj Dukokar
11h: Sarau com Regina Azevedo, Thiago Medeiros, Marina Rabelo e Gonzaga Neto
14h: Entre Nós Coletivo de Criação | Espetáculo Combo Entre Nós (Dança)
16h: Facetas, Mutretas & Outras Histórias | Espetáculo A Ida ao Teatro (Teatro)
17h: Mandaca | Sunset com Dj Dante
18h: Mostra Burburinho Audiovisual | Exibição de curtas 5 potiguares
19h30: Show com Skarimbó

DOMINGO | 28/05
10h: Mandaca | Sunrise com Dj Vitor Duarte
11h: Sarau com Regina Azevedo, Leonam Cunha e Gessyka Santos
14h: CDTAM | Espetáculo Gonzagando (Dança)
16h: Grupo Estação de Teatro | Espetáculo Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada (Teatro)
17h: Mandaca | Sunset com Dj Daniel Pessoa
18h: Mostra Burburinho Audiovisual | Exibição de curtas 5 potiguares
19h30: Show com Rosa de Pedra

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas