Articulações prolongadas

Publicação: 2020-08-01 00:00:00
A+ A-
Com o adiamento da votação da reforma da Previdência, as articulações têm mais tempo e os interlocutores da base aliada e da oposição poderão discutir com mais calma sobre como levar a proposta de emenda constitucional ao plenário. O líder do governo, George Soares, prometeu também retomar as conversas com representantes dos sindicados dos servidores. Não será uma tarefa fácil. E as negociações praticamente vão começar do zero, o que exigirá capacidade de articulação para que não se chegue às vésperas do novo prazo, no fim de setembro, sem um entendimento.

Sem margem  
O presidente do Ipern, Nereu Linhares, sinalizou que por enquanto o governo não tem margem para negociação. Mas se houver pressão e não tiver alternativa para permitir que a reforma finalmente seja votada e aprovada, é possível que se abra possibilidades para um acordo.

Condições de trabalho 
O deputado Getúlio Rêgo (DEM) solicitou providências urgentes ao Governo do Estado para melhorar a estrutura física e as condições de trabalho dos policiais militares do 11º Batalhão, localizado em Macaíba. De acordo com o parlamentar, os policiais estão trabalhando em um ambiente insalubre, sem a mínima condição de trabalho e com insuficiência de equipamentos para o pleno atendimento à população. 

“Existe uma necessidade latente de recuperar e revitalizar o prédio onde funciona o 11º Batalhão da Polícia Militar e de disponibilizar os equipamentos, como coletes, munições dentro do prazo de validade, além da renovação do armamento utilizado”, disse Getúlio reforçando que também é preciso aparelhar as viaturas e viabilizar combustível suficiente para realizar as atividades, a fim de oferecer condições favoráveis ao trabalho dos policiais militares.

Pré-candidatura confirmada  
O ex-prefeito de Currais Novos José Lins (MDB) confirmou que vai voltar a concorrer à Prefeitura do município. Zé Lins foi deputado estadual entre 2003 e 2005. Ele anunciou a pré-candidatura durante entrevista a uma emissora de rádio. 

Causa da inadimplência 
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, João Maia (PL), afirmou, ao Jornal da Band, que o crescimento da inadimplência do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) está relacionado às dificuldades do mercado de trabalho. “Nós sabemos que, em parte, se deve ao desemprego quando o estudante se forma. Achamos que o governo deveria ter um programa de emprego para alunos que usaram parte do dinheiro da União para se formarem”, disse.

Recepção presidencial
A chegada do presidente Jair Bolsonaro a Bagé (RS), ontem foi a tônica do que tem ocorrido em cada aparição pelo País. Ainda no Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer, Bolsonaro, de máscara, foi recebido por apoiadores e cumprimentou rapidamente algumas pessoas que o esperavam no estacionamento. No primeiro evento do dia, visitou a Escola Municipal Cívico Militar de Ensino Fundamental São Pedro, acompanhado do prefeito Divaldo Lara (PTB), do deputado estadual Luís Augusto Lara (PTB) do vice-governador do estado, Ranolfo Vieira Jr, e do deputado federal Afonso Hamm (PP), informou a Agência Estado.

Percurso com apoiadores
As ruas do perímetro na qual o presidente passou ontem foram bloqueadas para o trânsito de veículos e a circulação de pessoas limitada. No entanto, não impediu que os apoiadores do presidente Bolsonaro - muitos com máscara - procurassem espaço para vê-lo. Os ruralistas eram os mais entusiasmados. Sem máscara, Bolsonaro subiu na soleira do carro e acenou para o público. Recomendado, o presidente colocou uma máscara e se aproximou dos seguidores gerando uma aglomeração. Bolsonaro apertou a mão de apoiadores. O presidente não falou com a imprensa, mas trocou palavras com alguns de seus apoiadores e dirigiu-se para o ato de inauguração da escola. Bolsonaro ainda visitou o 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado e participou do ato de entrega do Condomínio Residencial Nossa Senhora Auxiliadora, na zona oeste da cidade.

Jovens na politica  
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, afirmou ontem que que pesquisas vêm indicando um maior interesse dos jovens pelo debate público e pela política. Ele comentou também que, embora possa ser considerada maçante, a política é o meio natural pelo qual ocorrem as mudanças na sociedade. As declarações foram durante live com o rapper Projota, a deputada federal Tabata Amaral e o filósofo Luiz Felipe Pondé.

Cargo -  O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi confirmado como diretor executivo do Banco Mundial, que tem sede em Washington (EUA), informou a instituição. Weintraub será representante do grupo de países (constituency) formado por Brasil, Colômbia, República Dominicana, Equador, Haiti, Panamá, Filipinas, Suriname e Trinidad e Tobago.