sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Articulações sem pressa

- Publicidade -

A governadora Wilma de Faria  deixou claro ontem que não haverá pressa sobre definições quanto às conversas que ela mantém com a cúpula do PMDB. Em visita às obras do Centro Cultural da Zona Norte, a governadora afirmou que o diálogo permanece, mas não confirmou a participação do partido na administração. “Não estou com pressa. Tenho conversado com o  PMDB. A gente mantém o diálogo sempre pensando no Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Emendas ao orçamento

A governadora também ressaltou que entre as 10 emendas defendidas pelo Executivo para incluir no Orçamento Geral da União de 2009, por parte da bancada federal do Estado, a preocupação maior é com as obras já em andamento. “As dez emendas nós solicitamos como prioridade, mas, evidentemente, que precisamos assegurar a continuidade das obras que começaram”, disse.

Bancada federal

Os parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte vão se reunir hoje para definir a destinação das emendas coletivas ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2009. Na semana passada, a governadora se reuniu com deputados e senadores da base aliada e apresentou os projetos que considera prioritários. Agora vai discutir o assunto com os oito deputados federais e os três senadores do RN.

Tempo e clima

A reunião de análise climática para discutir as previsões de chuvas no semi-árido nordestino em 2009 começa amanhã, em Teresina (PI). O meteorologista e pesquisador da Emparn, Gilmar Bristot, vai representar o Centro de Meteorologia do RN. O resultado da reunião será divulgado na sexta-feira.

Entrevista

A edição deste mês da revista Playboy traz uma entrevista com a vereadora eleita de Natal Júlia Arruda (PSB). “É muito importante a presença de mulheres na Câmara. Chegou a hora das mulheres mostrarem seu valor”, afirma a vereadora na entrevista. E acrescenta: “Nós merecemos ter voz naquela Casa”.

Lobby e reajuste dos aposentados

Ao proferir discurso na abertura no “Seminário Internacional de Interesses – A Regulamentação do Lobby no Brasil”, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), segunda-feira à noite, o presidente do Senado, Garibaldi Filho, se comprometeu a colocar na pauta de votação do Congresso a regulamentação da atividade de grupos lobistas que ali atuam, até hoje quase que na clandestinidade. Ontem, presidente do Senado participou da reunião (foto) com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, para discutir a votação de projetos de recomposição das aposentadorias.

Secretariado de Micarla

O vice-prefeito eleito Paulinho Freire afirmou ontem, durante entrevista ao programa Panorama do RN, da Rádio Globo Natal, que o mal-estar provocado depois que o ex-deputado Augusto Viveiros afirmou ser o escolhido para ocupar, a partir de janeiro, a secretaria municipal de Planejamento foi superado. Paulinho Freire disse que a prefeita eleita Micarla de Sousa já explicou que Viveiros vai integrar o secretariado, apenas não definiu em qual pasta.

Escolha do secretário

Da governadora Wilma de Faria sobre a escolha do novo secretário de Desenvolvimento Econômico: “Temos uma pessoa hoje lá. Vamos tomar essa decisão em breve”. Em tempo: hoje, o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Econômico é execido, interinamente, por José Rufino, que substitui Marcelo Rosado.

Defesa do piso

Deputados federais e senadores vão criar uma Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Professores. A Frente será lançada hoje no plenário da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília. A iniciativa de criação da Frente foi da deputada Fátima Bezerra e do senador Cristovam Buarque (DF).

O objetivo é  se contrapor à Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos governadores Yeda Crusius (Rio Grande do Sul), Cid Gomes (Ceará), Luís Henrique (Santa Catarina), André Puccinelli ( Mato Grosso do Sul) e Roberto Requião (Paraná).  Esses governadores pediram que o Supremo anule a Lei 11.738/08, que instituiu o piso salarial de R$ 950 para professores da rede pública de ensino.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas