terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Artistas lamentam morte do poeta

- Publicidade -

“Ele foi um cometa raro para a cultura brasileira”, resumiu o diretor Luiz Fernando Carvalho, ao destacar que Ariano conseguiu juntar os folguedos populares com a mais alta cultura. “Com Ariano não há hierarquia entre cavalo marinho e Mozart”, afirmou Carvalho já adaptou, para a televisão, as obras de Ariano “Pedra do Reino”, “Mulher Vestida de Sol” e “A Farsa da Boa Preguiça”. Em 2015, ele disse que irá adaptar “O amor de Fernando e Isaura”, uma espécie de Romeu e Julieta sertanejo.

A Isaura do romance foi inspirada na sua companheira da vida toda, Zélia, agora viúva. Ela os filhos, netos e familiares demonstram serenidade durante todo o tempo. “O maior legado que ele nos deixou é o carinho do povo”, disse sua filha Maria, diante das demonstrações de afeto e reconhecimento ao pai.

#SAIBAMAIS#A professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pernambucana Ana Paula Campos Lima, 38 anos, chorava copiosamente. Ela contou ter conhecido Ariano ainda estudante, em 1997. Interessada no Movimento Armorial, criado por ele, dirigiu um documentário sobre o tema que depois apresentou por todo o País. Segundo ela, nada teria sido possível sem o apoio do mestre, que lhe abria as portas da casa e sempre foi solícito “Minha vida se confunde com Ariano, ele foi muito importante”, disse ela, ao resumir o escritor, que foi seu conselheiro e orientador, com duas palavras “generosidade e genialidade”.

O cineasta Guel Arraes, amigo de Ariano e diretor do filme “O Auto da Compadecida”, destacou que Ariano viveu sempre de acordo com seus ideais e perto de suas origens. “Se tornou universal”, disse.

O enterro ocorreu no final da tarde no cemitério Morada da Paz, município metropolitano de Paulista. Uma das netas de Ariano, Germana, se despediu contando que no ano passado, quando Ariano se recuperou de um enfarte e de um aneurisma, encontrou um popular na saída do hospital que abriu os braços e disse: “Ariano, graças a Deus. E agora?” Germana disse então que neste momento só poderia dizer “Graças a Deus”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas