As 50 Melhores Canções Latinas

Publicação: 2020-09-17 00:00:00
A+ A-
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com

A tabela Billboard de padrão musical, que publica na revista homônima as listas das músicas mais vendidas e mais tocadas, divulgou na terça-feira um ranking com as 50 melhores canções latinas da história, como motivo para marcar o início nos EUA do mês em que se comemora a Herança Hispânica. A relação reúne grandes clássicos, como Guantanamera, de Cuba, e La Bamba, do México, e alguns sucessos recentes dos gêneros urbano e pop nas Américas.

O cantor Roberto Carlos é o único brasileiro na seleção, contemplado com a música “Amigo”, composta em homenagem ao parceiro Erasmo Carlos e lançada em 1977. Sua versão em espanhol, bastante difundida no continente e também na Espanha, ficou classificada como a quarta melhor da história, atrás apenas dos hits A Dios le Pido, A Puro Dolor e Ahora Quién. A lista inclui música tradicional, como salsa ou bolero, e pop, como baladas e som urbano.

Para elaborar a relação definitiva, a comissão formada pela revista analisou canções a partir de 1920 até 2018, de maneira a representar o espectro da música latina, incluindo não só sucessos, mas as obras que marcaram época.

VEJA A LISTA COMPLETA:
1. A Dios le pido– Juanes
2. A puro dolor- Son by Four
3. Ahora quién- Marc Anthony
4. Amigo- Roberto Carlos
5. Amor prohibido– Selena
6. Bailando- Enrique Iglesias
7. Bésame mucho– Consuelo Velásquez
8. Burbujas de Amor- Juan Luis Guerra
9. Cali Pachanguero- Grupo Niche
10. Color Esperanza- Diego Torres
11. Conga- Gloria Estefan e Miami Sound Machine
12. Corazón partío - Alejandro Sanz
13. Danza Kuduro- Don Omar e Lucenzo
14. Despacito- Luis Fonsi
15. El Buen Perdedor- Franco De Vita
16. El Día que me Quieras – Carlos Gardel
17. El Farsante– Ozuna
18. El Perdón- Nicky Jam e Enrique Iglesias
19. El Rey- Alfredo Jiménez
20. El Gran Varón - Willie Colón
21. Eres Tú– Mocedades
22. Gasolina- Daddy Yankee
23. Guantanamera– José Martí
24. Historia de un Amor - Vários
25. La Bamba - Ritchie Valens
26. La Maza- Silvio Rodríguez
27. La Nave del Olvido- José José
28. La Rebelión- Joe Arroyo
29. La Tierra del Olvido- Carlos Vives
30. Livin' la Vida Loca - Ricky Martin
31. Macarena - Los del Rio
32. Malamente – Rosalía
33. Mariposa Traicionera– Maná
34. Matador - Los Fabulosos Cadillacs
35. Mediterráneo - Joan Manuel Serrat
36. Mi Gente - J Balvin, Willy William
37. Mujeres - Ricardo Arjona
38. Música Ligera- Soda Stereo
39. No me Doy por Vencido - Luis Fonsi
40. Obsesión – Aventura
41. Oye Como Va - Tito Puente, Carlos Santana
42. Pedro Navaja - Rubén Blades
43. Querida- Juan Gabriel
44. Secreto de Amor - Joan Sebastián
46. Si no te Hubieras ido - Marco Antonio Solís
45. Somos Novios - Armando Manzanero
47. Suavemente - Elvis Crespo
48. Todos me Miran - Gloria Trevi
49. Whenever, Wherever – Shakira
50. Y cómo es él - José Luis Perales


Ônibus 
Durante a pandemia, o transporte público foi diversas vezes acusado, assim como os elevadores, de aumentar o contágio. Agora um estudo comparou 15 sistemas no País e comprovou que não há prova técnica para tal afirmação.

Educação 
No limbo em que se encontra o setor público educacional do RN, com um governo sempre ouvindo orientações irrisórias do sindicato de professores a serviço do PT, o que há para comemorar é o resquício da gestão anterior.

Canteiros 
Respondendo a uma crítica do jornalista Gustavo Negreiros, o pré-candidato a prefeito do PT, Jean-Paul Prates, disse num vídeo que se eleito irá incentivar projetos comerciais em cima dos canteiros da cidade. Mas é só um desejo.

O cara
Piada nas redes tenta esclarecer um paradoxo. Lula é o único cara no planeta que a imprensa trata como inocente, mas que consegue mês a mês ser suspeito ou denunciado por algum crime de corrupção ou deslize moral.

Anomalias 
Enquanto a NASA investiga a anomalia magnética que abriu uma fenda no céu da América do Sul, surgem notícias de que o mesmo fato está ocorrendo sobre o Canadá, Austrália e Índia. Ufologistas falam em interferência alienígena.

OVNI 
A revista UFO destaca na capa do seu site o caso de um suposto avistamento de disco voador, em New Jersey, na segunda-feira passada. Alguém filmou o fenômeno e o vídeo viralizou nas redes sociais com mais de 500 mil acessos.

Videoclip 
Já no YouTube e redes o clip do compositor Babal com a canção My World, uma balada com pegada de Bob Dylan e Leonard Cohen, além de um cenário bem a la Robert Johnson e figurino do pai Severino. Direção de Bucka Dantas.

Quinta gorda 
Além de dezenas de jogos na Europa pelas eliminatórias da UEFA Cup, hoje a bola rola de novo pela Libertadores com São Paulo x River Plate e Racing x Nacional. E na Copa do Brasil teremos Botafogo x Vasco e Juventude x CRB.








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.