quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

As chuvas chegaram

- Publicidade -

Na véspera da divulgação do diagnóstico sobre a quadra chuvosa, que será liberado para a imprensa hoje, em Fortaleza, a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) registra chuvas em 135 municípios do Ceará. O maior volume foi na região Sertão Central e Inhamuns, com “precipitações pluviométricas” em 41 dos 49 postos de observação. Em Lavras da Mangabeira choveu ontem 89,2 milímetros, e o tempo permanecia fechado na região do Cariri. Em Viçosa do Ceará foram 80 mm, Amaniutuba 75, Cedro 74,  Várzea da Conceição 65, Betânia 85.  Em Ipaumirim, na divisa com o Rio Grande do Norte, foram 54,9 milímetros.

As imagens de satélite mostravam ontem aglomeração de nuvens no Médio e Alto Oeste potiguares levadas pelo fenômeno “Pulso do Leste”. As imagens mostram também que a Zona de Convergência Intertropical (Zcit) está se deslocando em direção ao Nordeste. No RN, a Emparn também registrou a ocorrência de chuvas ontem, com destaque para Rafael Fernandes (38 milímetros). Ontem, os blogueiros davam notícias de boas chuvas no Seridó.

Nesta sexta-feira, os meteorologistas divulgam o segundo prognóstico climático para o sertão nordestino. A previsão é a mesma do mês passado, divulgada em Campina Grande: boas chuvas,  com volume igual ou superior ao do ano passado. Como carta de seguro, os meteorologistas falam em alta variabilidade espacial e temporal. Trocando em miúdos, eles querem dizer que poderá chover muito em algumas regiões e pouco em outras.

Canadá

Depois de Luíza, agora é o governo do Rio Grande do Norte quem está de olho no Canadá. Ontem, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu a diplomata Elise Racicot e o responsável pelo escritório comercial canadense em Recife, Tim Hoppkins. No encontro, foram discutidas parcerias nas áreas de mobilidade, educação, Copa do Mundo e infraestrutura.

Decibelímetro

A sétima edição do Carnaval da Saudade, que será realizada no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim, vai ser na base do sussurro. Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo Ministério Público – e assinado pelos promotores da festa – fixa em 50 decibeis o volume máximo de barulho à noite e em 55 durante  dia. Como o tema deste ano é “Safari na Folia”, o uivo de um lobo já seria suficiente para ultrapassar a barreira dos cinquentinhas. Só para o leitor ter uma ideia, aí vão alguns exemplos: torneira gotejando 20 decibéis, música baixa (40), conversa tranquila (50), restaurante com movimento (70), secador de cabelo ligado (90), buzina de automóvel (110). De acordo com o TAC, o despeito à norma sujeitará os promotores a multa de R$ 1.000

Concurso

A convocação de um novo concurso público foi tema do encontro da diretoria da Caern com a governadora Rosalba Ciarlini.

Modernidade

O Ministério das Cidades e o Denatran estão lançando aplicativo para  telefones celulares com objetivo de auxiliar na segurança do trânsito. O “Mãos no Volante” é uma ferramenta disponível para smartphones que evita o atendimento indevido de ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas.  As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, perceberão que a ligação será cancelada e na sequência receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. O aplicativo já está disponível para download na plataforma Android.

Cidadania

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Parnamirim abriu processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares que atuarão no triênio 2012-2015. As inscrições vão até o dia 27 deste mês. Além de ficha limpa, os candidatos serão submetidos a uma prova de caráter eliminatório para testar conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A remuneração de conselheiro tutelar é de R$ 1.035,00 e a jornada de trabalho de oito horas diárias.

Itiv

Os contribuintes da cidade do Natal que estiverem interessados em pagar o Imposto sobre a Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV) com redução de 3% para 1,5%, devem prestar bem atenção no prazo, que termina no próximo dia 23. O benefício vem sendo oferecido pela Secretaria Municipal de Tributação (Semut) desde setembro de 2011, por um período de 120 dias.

Manoel Torres

Será neste sábado às 19 horas na Matriz de Sant’Ana, em Caicó, e segunda às 18h, na Igreja Santa Terezinha (Natal), a missa do sétimo dia em memória do ex-prefeito de Caicó Manoel Torres de Araújo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas