sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

As chuvas do Cariri

- Publicidade -

No instante em que o Jornal Hoje da Rede Globo, de ontem,  mostrava uma reportagem sobre seca num município cearense a 80 quilômetros ao sul de Fortaleza, a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia) divulgava um boletim dando conta de muitas chuvas em várias regiões daquele Estado, principalmente no Cariri, no Inhamuns, na Jaguaribana. Na região do Cariri, sul cearense, chove desde o último domingo de janeiro e há municípios  com precipitações em torno de 200 milímetros. Em Lavras da Mangabeira, por exemplo, somente de domingo para o amanhecer de ontem, a chuva foi de 120 milímetros. Em dois dias (a partir de sábado) a soma chega a 170 mm.

Pelo boletim de ontem da Funceme as chuvas caíram em 24 municípios do Cariri, registradas em 40 localidadades.  Na região do Inhamuns choveu em 11 municípios e na Jaguaribana, 4. As maiores chuvas no Cariri foram em Lavras da Mangabeira, 120, Farias Brito, 81, Ipaumirim, 61, Granjeiro, 60, Altaneira, 58, Baixio, 56, Juazeiro do Norte, 43, Caririacu, 39, Várzea Alegre, 35, Cedro, 30, Aurora, 27, Missão Velha, 24, Barbalha, 22. No Inhamuns, as chuvas foram em Araripe, 37, Aiuaba, 26, Iguatu, 24, Antonina do Norte, 21, Campos Sales, 20, Crateús e Assaré, 16. As maiores chuvas da região Jaguaribana foram em Icó, 47 e Orós, 14. Ha registros de chuvas também na Ibiapaba. Em Sobral, foram 21 mm.

As chuvas que caem seguidas há uma semana no Cariri cearense mexem com as esperanças do matuto do Rio Grande do Norte, aquela banda de lá quase parede meia com a nossa gente do Oeste. Na noite alta de sábado, o meu pessoal de Queimadas viu relâmpagos na direção daqueles confins. Me animei com a informação. Mas quando bati no saite da Emparn, o último boletim de chuvas no RN é do dia 25 de janeiro. A turma ainda não acordou para fevereiro.

A entrevista de Garibaldi

Repercute em todos os círculos políticos do Estado a entrevista que o senador Garibaldi Filho  deu para os repórteres Magno Martins e Andreza Matais, da Agência Nordeste, de Brasília, e publicada por esta Tribuna do Norte  em sua edição de domingo”. Título da matéria: “Apóio o candidato a presidente da aliança que tiver Agripino como vice”.

A dobradinha de Garibaldi com o líder do PFL aparece outras vezes no corpo da matéria, numa aliança inédita na história política do Rio Grande do Norte.

Garibaldi define sua posição com  relação à eleição presidencial. Não votará em Lula. Diz, aliás, que nunca votou nele. E que apoiará a coligação que tiver José Agripino como candidato a vice.

E com relação à sucessão estadual, já deu o nó na costura: “ O certo é que sou candidato a governador de qualquer maneira.”

O voto da bolsa-família

Da cientista política Lúcia Hippólito, analisando a pesquisa da Datafolha:

– A pesquisa Datafolha divulgada domingo trouxe um forte alento para a candidatura do presidente Lula. Melhorou a performance do presidente junto às camadas mais pobres e de menor instrução, justamente a clientela do Bolsa-Família e do Salário-Mínimo. Melhoraram também a popularidade do presidente e a aprovação do seu governo.”

E acrescenta:

– Tudo isso reforma os argumentos daqueles que entendem que a questão ética não vai ser tão importante assim nas eleições e que a economia vai contar muito.”

OAB quer impeachment

O Conselho Federal da OAB reúne-se hoje em Brasília. Na pauta, entra um requerimento pedindo o impeachment do presidente Lula. O conselheiro Orlando Maluf Haddad, afirmou que   “existem elementos documentais suficientes para um eventual pedido de impeachment do presidente.”

Corrupção no Governo

Os números da pesquisa Datafolha revelam que para 82% dos entrevistados “existe corrupção do governo Lula.”

Deve ser um dos índices mais altos de corrupção na história republicana brasileira.

A pesquisa revela ainda que 60% dos eleitores do PSDB preferem a candidatura de José Serra para a presidência. O governador Geraldo Alckmin aparece apenas com 37% de apoio do eleitorado tucano.

Muita grana

Marqueteiros e publicitários, felizes da vida, conversavam animadamente numa vistosa varanda do litoral sul. Animação era por conta da última notícia de que o Governo do Estado reservou uma verba de 20 milhões de reais para torrar até junho.

É mais ou menos 10% do valor da ponte da Redinha, também chamada pelos saudosistas de Belo Antônio.

Garibaldi e Agripino

Os senadores José Agripino Maia e Garibaldi Filho retornaram ontem a Brasília, companheiros do mesmo vôo e parceiros da mesma conversa. Um dos motes, foi a entrevista de Garibaldi Filho nas páginas da Tribuna. E certamente sua repercussão na agitada praia do Rio Grande do Norte.

Ticiano Duarte

Ticiano Duarte marcou a data de sua posse na Academia Norte-Rio-Grandense  de Letras. Será no dia 19 de abril, que cai numa quarta-feira. Noite de festa mesmo. Ticiano ocupará a cadeira  de nº. 35, cujo patrono é o poeta Juvenal Antunes, e sucederá ao poeta Gilberto Avelino, seu companheiro de geração e compadre, dos grandes poetas desta terra de Poti mais bela.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas