As conexões políticas na equipe do Governo Rosalba

Publicação: 2013-03-24 00:00:00
A+ A-
Dos 23 auxiliares do primeiro escalão, 15 foram escolha direta da governadora e os demais são indicações de aliados. Com as recentes mudanças na Saúde, Agricultura e Recursos Hídricos, Rosalba ampliou a presença de nomes do PMDB e DEM.

Gabinete Civil - Carlos Augusto Rosado: Ex-deputado, é marido da governadora. Está na cota pessoal. No início do governo, o cargo, que é considerado central no governo, foi ocupado por Paulo de Tarso Fernandes.

Procuradoria Geral - Miguel Josino Neto
Procurador do Estado de carreira. Uma escolha da governadora, com perfil técnico.

Justiça e Cidadania - Júlio César de Queiroz Costa: Indicação técnica da própria cota pessoal da governadora, pelo cargo passaram Thiago Cortez , Fábio Hollanda e Aldair da Rocha (interino).

Recursos Hídricos - Leonardo Rego
Ex-prefeito de Pau dos Ferros e filho do deputado Getúlio Rego. Uma indicação do DEM. O vice-governador Robinson Faria esteve no cargo até romper com Rosalba. Gilberto Jales também foi secretário na pasta.

Agricultura, e Pecuária - Júnior Teixeira
Ex-superintendente do Ministério da Agricutura no RN e presidente da Anorc. Uma indicação do PMDB. Pelo cargo passaram o deputado Betinho Rosado (DEM) e José Simplício (interino).

Saúde Pública - Luís Roberto Fonseca
Médico, deixou a coordenação do Samu para assumir o comando da Secretaria, em substuição a Isaú Gerino. Técnico, mas o nome foi indicado pelos aliados do governo. Pelo cargo também passaram Domício Arruda e Kátia Mulatinho.

Comunicação Social - Edilson Braga
Jornalista, tem perfil técnico. O cargo, no Governo Rosalba, já foi ocupado pelos também jornalistas Alexandre Mulatinho e Paulo Araújo. O atual é uma escolha direta da governadora.

Desenvolvimento Econômico - Rogério Marinho
Ex-deputado, é o presidente estadual do PSDB e está no cargo na cota do partido, que é aliado da governadora. O cargo foi ocupado no atual governo por Benito Gama, do PTB da Bahia.

Administração e Recursos Humanos - Alber da Nóbrega
Foi auxiliar da governadora na Prefeitura de Mossoró. No governo, está na cota pessoal dela.

Assuntos Fundiários e  Reforma Agrária - Rodrigo Fernandes
Uma indicação do PMDB. No início do governo foi adjunto. Assumiu o comando da Secretaria com a saída de Gilberto Jales, que na época foi para Recuros Hídricos.

Turismo - Renato Fernandes
Ex-diretor da Codern, foi indicado pelo PR, do deputado João Maia, com a saída do empresário Razmi Elali.

Controladoria- Anselmo Carvalho
Foi auxiliar de Rosalba Ciarlini na Prefeitura de Mossoró. Deixou o Gabinete Civil para a nomeação de Carlos Augusto Rosado. Na Controladoria, substituiu Francisco de Melo. Integra a cota pessoal da governadora.

Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura - Isaura Rosado
Indicação pessoal da governadora. É cunhada de Rosalba.

Esporte e Lazer - José Joacy Bastos
Tem experiência na área de justiça desportiva. Uma indicação técnica, definida pela governadora Rosalba Ciarlini.

Relações Institucionais - Esdras Alves de Queiroz - Indicação pessoal da governadora, mas também foi auxiliar do senador José Agripino no governo do Estado e no Senado.

Educação - Betânia Ramalho
Professora da UFRN, exercia o cargo de presidente da Comperve. Indicação técnica, com escolha direta da governadora.

Infraestrutura - Kátia Pinto
A indicação para a secretaria é técnica, mas a  engenheira atuou por mais de 10 anos em Mossoró como secretária municipal e é muito ligada à governadora. Portanto, pode ser considerada da cota pessoal.

Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014 - Demétrio Torres
Indicação do DEM, mais diretamente do senador José Agripino, presidente nacional do partido. Foi secretário também no governo Agripino. 

Segurança pública - Aldair da Rocha
Foi superintendente da Polícia Federal do Ceará e a ocupação dessa pasta configura indicação técnica, também com escolha da governadora.

Tributação - José Airton da Silva
É auditor fiscal e tem 22 anos de atuação na Secretaria de Tributação. Indicação técnica, com decisão direta da governadora.

Planejamento e das Finanças - Obery Rodrigues
Indicação da cota pessoal da governadora, embora tenha perfil técnico, com formação em contabilidade. 

Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Luiz Eduardo Carneiro Costa
Indicação do PMDB, por intermédio do ministro Garibaldi Filho, de quem foi chefe de Gabinete no Governo.