sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

As cores do fim de semana

- Publicidade -

Novenil Barros afirma que veio ao mundo para ser artista. Nascido em Ceará-Mirim, começou a pintar e desenhar aos nove anos de idade. “Vivi parte da minha vida em Natal, perto do mar, mas sempre viajando, estudando e expondo em outras cidades brasileiras e no exterior. Desde 1978 trabalho profissionalmente na área das artes visuais, experimentando diversas técnicas e estilos, mesclando o clássico e o moderno”, conta.
Novenil Barros - Artista plástico e agitador cultural
O artista tem forte influência do tropicalismo e do construtivismo, e atualmente com o universo da geometria sagrada. “Desde então, da pop-art aos novos estilos e tendências contemporâneos, somatizo essas influências e transfiro no processo de criação a uma figuração que remete aos meus questionamentos sobre a relação entre homem e natureza”, explica. Atualmente ele desenha, pinta, cria, coordena, produz projetos e ministro cursos e oficinas de artes visuais e papel artesanal, de forma autoral e através do projeto Itajubá Memorial e Espaço Cultural, no bairro histórico da Ribeira.

A convivência com a arte e a natureza desde cedo influenciaram os gostos de Novenil quando o assunto é lazer para o fim de semana. Entre pinceladas, inspirações, passeios em praias desertas, leituras e refeições com os amigos, o artista pinta seu roteiro:

“Gosto de praias desertas e distantes, como também das lagoas, rios, parques, matas e altitude. Caminhar na natureza é muito importante pra mim. Gosto de comer em casa, gosto de fazer comida e de comer a comida que meus amigos fazem, tem outros  lugares que aprecio, se tem uma boa salada.

Minha diversão é diversa, gosto de todas as manifestações da arte, literatura, música, teatro, dança, artes visuais, cinema bares, cafés e festas saudáveis. Um  filme que gosto muito e recomento para o fim de semana: ‘Tatuagem’, de Hilton Lacerda. Um livro: ‘Revendo Itajubá’, de João Batista de Morais

Na minha opinião, Natal precisa de mais alternativas de atividades culturais e ecológicas, além das praias.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas