terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

As curiosidades da Série “A”

- Publicidade -

No programa “Bem, Amigos”, da SportTV, seus integrantes conversavam anteontem sobre o atual quadro dos 20 disputantes da Série “A” e o tremendo equilíbrio entre os times intermediários. Está lá um bloco de seis clubes igualados com os mesmos 30 pontos (Atlético/PR, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Ponte Preta e Botafogo), havendo o desempate apenas pelo número de vitórias e/ou maior número de gols. O pormenor curioso é que esses seis clubes estão apenas a três pontos da zona de classificação para a Copa Sul-Americana, e a nove de uma vaga para a Libertadores. Outra particularidade entre as Séries “A” e “B” é na diferença entre líder e lanterna nas duas competições. Na “A” o líder tem 46 pontos e o rabeira 18, uma diferença acentuada de 28 pontos, enquanto na “B” o líder tem 41 pontos (sem contar a rodada de ontem) e o lanterna 23 pontos, com uma diferença de 18. Dez pontos entre a “A” e a “B”.

Aproveitamento: zero

Deve ser duro, na atualidade,  torcer pelo Santa Cruz/PE. Além do vexame que é carregar a lanterna da Série “A”, o time coral vai completar dois meses da sua última vitória, que ocorreu dia 1o. de julho diante do Corinthians. Se nos cinco primeiros jogos da fase inicial o Tricolor teve 13% de aproveitamento, agora na 2ª fase o aproveitamento é zero.

Solitário

Na atual equipe titular do América, quando Souza está fora ou no banco, o time americano passa a ser 100% de “importados”. Claro que isso não é bom para o futebol potiguar, mas ocorre praticamente em quase todas as equipes da Série “B”. Com a chegada de Barata são dois, agora, os potiguares, embora nem sempre atuem juntos.

Como foi

Ano passado, o regulamento da “B” programava a queda de seis clubes, tendo sido rebaixados o Vitória/BA, Bahia, Anapolina, União Barbarense, Caxias e Criciúma. Diferentemente deste ano, tinha apenas uma fase  e a classificação de oito clubes para tentar a ascensão à elite, quando subiram Santa Cruz e Grêmio. 

Sebastião Leônidas

Semana passada, comentando a presença do médico Maeterlinck Rego no Rio de Janeiro, escrevi aqui na coluna, que ele havia programado almoçar com Júlio César Leal e jantar com Sebastião Leônidas, ambos ex-treinadores do América. No dia seguinte, um leitor ligou para dizer que eu estava enganado, já que Leônidas era falecido, há anos. É evidente que o leitor estava absolutamente equivocado, já que  o treinador campeão várias vezes nos anos 70, pelo América, está  em  forma, apesar dos 68 anos (06/04/38).

Torcida 

A numerosíssima torcida do Ceará tem sofrido muito com as sucessivas derrotas do “Vovô”, há muito inquilino da zona de rebaixamento. Ontem, o Ceará recebeu o Náutico em mais um jogo de vida ou morte. Só para lembrar aos torcedores alvinegros que, ano passado, no final da Série “B”, o Ceará estava em 11o. lugar, bem distante do rebaixamento.

Homenagens

Conhecido pelo seu trabalho diário nas pesquisas do esporte potiguar, o decano dos cronistas esportivos do RN, Luiz G.M. Bezerra, interessa-se também pelo resgate da memória de desportistas falecidos. Nesse sentido, encaminhou expediente ao prefeito Carlos Eduardo, sugerindo que nas novas ruas abertas na Grande Natal perpetuem a memória dos ex-desportistas cel. Waldomiro Fernandes, Gil Soares, João Neto, Waldemar Matias, Marco Antônio Antunes, Carlos Silva, Aníbal Leite Ribeiro, Aldair Vilar, entre outros.

Presenças

Os jogadores do América não tiveram ontem tão somente um grande número de torcedores rubros na Ilha, mas também a diretoria do clube, em peso, de José Rocha (presidente do CD) e seu filho Eduardo, toda diretoria, inclusive Gustavo Carvalho, e vários conselheiros. Nada como um clube numa colocação privilegiada.

Viagens 

Dois dos médicos mais identificados com o futebol do RN – Maeterlinck Rego e Roberto Vital, como dizem os cronistas sociais, estão afivelando malas. Roberto Vital vai participar do Mundial de tênis de mesa Paraatleta, na Suíça, como médico da delegação do Brasil.

Viagens (2) 

O chefe do Departamento Médico do América, Maeterlinck Rego, participa do 2o. Fórum Brasileiro de Medicina do Futebol, no Rio de Janeiro, de 21 a 23, coordenação de José Luiz Runco (CBF), Serafim Borges e Marcos Brazão.  Nomes bem identificados com o futebol brasileiros participam dos debates.

Guerra ao doping

Quem se interessar pelo assunto doping no esporte, a revista Veja traz oportuna entrevista nas páginas amarelas com o presidente da Agência Mundial Antidoping, advogado Dick Pound. Ele faz denúncias gravíssimas contra médicos e treinadores que estimulam essa prática condenável.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas