quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

As marcas do Ciclo do Gado

- Publicidade -

Ramon Ribeiro
Repórter

O Ciclo do Gado deixou marcas indeléveis na sociedade potiguar. Foi durante três séculos uma das principais fontes de renda no RN, exercendo papel fundamental na ocupação e povoamento do sertão. Repleto de características próprias, esse ciclo foi estudado com rigor por um dos maiores pesquisadores locais, Oswaldo Lamartine (1919-2007), que num levantamento inédito, ao lado do amigo agrônomo Guilherme de Azevedo (1925-1985), escreveu “Vocabulário do Criatório Norte-Rio-Grandense”.

Obra de autoria do sertanista e escritor Oswaldo Lamartine

Obra de autoria do sertanista e escritor Oswaldo Lamartine

Publicado originalmente em 1966 pela Coleção Estudos Brasileiros, do Serviço de Informação Agrícola do Ministério da Agricultura, o dicionário ganhou uma segunda edição, ampliada (quase mil novos verbetes) em 1997, a partir de esforço da Fundação José Augusto. Esgotada desde então, a obra ganha agora uma terceira edição, por iniciativa do editor Abimael Silva, que escolheu o livro para ser o título de número 500 do Sebo Vermelho. Pela importância do trabalho de Lamartine e a ocasião,  “Vocabulário do Criatório Norte-Rio-Grandense” ganhou tratamento caprichado. A obra sai em tamanho grande, com papel especial, em tiragem de 500 exemplares numerados e assinados pelo editor. O lançamento acontece no sábado (16), das 9h às 12h, no próprio Sebo Vermelho (Cidade Alta).

“Para a edição de número 500 do Sebo Vermelho, a ideia era publicar algo raro de algum de nossos maiores escritores. E Oswaldo Lamartine é um desses nossos autores clássicos”, conta Abimael, que foi amigo de Oswaldo, com que conversava com frequência. “Vocabulário do Criatório Norte-Rio-Grandense é uma obra de importância nacional, resultado de 30 anos de pesquisa. É algo nunca feito antes sobre o tema. Dos trabalhos de Oswaldo, é o mais completo”.

O texto da orelha foi escrito pelo jornalista Vicente Serejo, que faz uma contextualização da obra para o leitor. “O Vocabulário do Criatório é a síntese magistral do sertão de Oswaldo Lamartine. Tem a vastidão do grande mundo sem fim que reconstruiu no livro e a riqueza dos muitos pequenos mundos que sua erudição soube revelar”, diz o texto. A arte da capa é de Alexandre Oliveira, em referência a capa da segunda edição, cuja arte é do xilogravurista Ciro Fernandes.

“Mais 500 livros”
Uma editora pequena chegar a 500 títulos lançados é um fato extraordinário num pais que tão pouco lê. Por isso tamanha alegria de Abimael Silva, que em três décadas com seu Sebo Vermelho publicou obras já esgotas e inéditas de ficção, história, filosofia, jornalismo, dentre outros temas, quase todas escritas por autores potiguares.

“Nunca imaginei que chegaria a esse número de livros. Mas neste ano, quando vi a possibilidade de atingir a marca, me preparei como uma noiva, sonhava com o livro da edição 500”, comenta entusiasmado o editor. “Dediquei quase uma vida na publicação de todos esses livros. Fiz tudo sem dinheiro público, nem edital, apesar de ter tentado. É a minha contribuição à cultura e literatura brasileiras, à educação de nosso país. É algo muito gratificante”.

A marca alcançada dá mais gás para Abimael Silva, que pretende seguir com sua missão, devagarzinho, no seu canto, como sempre tem feito. “Para alguém que nunca imaginou publicar 100 livros e hoje tem 500 no catálogo, posso muito bem sonhar com 1000 títulos. Trabalhar com literatura é difícil e espero poder contar com novos parceiros nessa jornada. Temos que sonhar e procurar realizar”, afirma o editor.

Serviço
Lançamento de “Vocabulário do Criatório Norte-Rio-Grandense”, de Oswaldo Lamartine e Guilherme de Azevedo. Dia 16 de dezembro, às 9h. Sebo Vermelho (av. Rio Branco, 705, Cidade Alta). Preço: R$ 60 (ou R$ 100 para dois exemplares)

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas