terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Assembleia Legislativa entrega medalhas a 18 potiguares

- Publicidade -

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) foi palco da entrega das Medalhas de Mérito Legislativo, Cultural, Educacional e Social na manhã desta terça-feira (12). Ao todo, 18 potiguares foram homenageados com as medalhas, que visam reconhecer os esforços e contribuições dos indivíduos para o Estado. As homenagens foram divididas em quatro blocos: a Medalha do Mérito Social Maria do Céu Fernandes; a Medalha de Mérito Cultural Câmara Cascudo; a Medalha de Mérito Legislativo e a Medalha do Mérito Educacional Professora Noilde Ramalho.

As honrarias, instituídas pela Assembleia Legislativa, foram entregues durante sessão solene, na manhã de ontem, com galerias lotadas

As honrarias, instituídas pela Assembleia Legislativa, foram entregues
durante sessão solene, na manhã de ontem, com galerias lotadas

#SAIBAMAIS#A Medalha Noilde Ramalho é uma novidade na tradicional premiação da Assembleia Legislativa. Pela primeira vez, este ano, personalidades serão homenageadas pelos seus feitos na área da educação e contribuição para a sociedade norte-riograndense. Uma das homenageadas foi a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, que falou sobre a importância de uma premiação voltada para a educação em tempos de cortes nas universidades federais.

“Estamos alegres por estar recebendo essa homenagem pelo trabalho que fazemos na UFRN através de todos os coletivos, representações, estudantes, professores e técnicos, avançando e melhorando constantemente nossa atuação não apenas aqui, mas também nos campus do interior. Isso com qualidade e de forma gratuita, sempre visando a inclusão social. Os desafios são imensos, porque desde 2015 temos uma redução gradativa dos orçamentos em nossa Universidade, cortes superiores a 40% nos investimentos para a Universidade. Para poder continuar trabalhando com qualidade em um cenário tão difícil, o diálogo com os poderes é fundamental, inclusive os parlamentares do Rio Grande do Norte, para que se reconheça a educação como essencial para o desenvolvimento de um país”, afirmou Ângela Paiva.

A ampliação do diálogo entre os Poderes também foi citada pelo Procurador Geral do Ministério Público, Eudo Leite. Recebendo a Medalha de Mérito Legislativo, Eudo afirma que o prêmio mais do que para sua pessoa, é um reconhecimento do trabalho do Ministério Público para a sociedade “É a prova de que estamos no caminho certo, combatendo a criminalidade e atendendo à população do Rio Grande do Norte. Esse diálogo entre os Poderes e instituições é fundamental para garantir um melhor serviço ao povo”, disse o Procurador Geral.

Não foram apenas membros dos Poderes e Instituições públicas, no entanto, os homenageados pela Assembleia: a Medalha de Mérito Cultural Câmara Cascudo foi concedida a 6 potiguares que atuam na área da cultura, seja na música, arte ou literatura. Entre os homenageados estavam o cantor e sanfoneiro Dorgival Dantas, que veio de Fortaleza, onde mora atualmente, até Natal para receber o prêmio, e o cantor Zezo, recém-chegado de Angola, onde realizou shows no fim de semana.

Ao final da premiação, os dois fizeram uma apresentação musical para os presentes. Para Zezo, o reconhecimento e valorização da cultura é fundamental, mas não deve se restringir à premiações: “Tem muita gente boa e talentosa no nosso Estado que permanece no anonimato porque falta reconhecimento para a cultura. Estou feliz em receber a medalha, e agradeço à Assembleia, mas não quero que as ações para a arte parem nos prêmios. É preciso incentivo e valorização no dia a dia do artista local”, disse o cantor Zezo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas