sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Assembléia receberá exposição fotográfica

- Publicidade -

A  “Exposição Fotográfica de Daisaku Ikeda – Diálogos com a Natureza”, estará em Natal no período de 6 a 25 de novembro, no Salão de Exposições e de Eventos da Assembléia Legislativa do RN.   Realizada de forma itinerante e sem fins lucrativos, a mostra tem entrada franca e estará aberta ao público em geral, de segunda a sexta-feira, dás 8 às 18h e aos sábados, de 8 às 14 horas.

Realizada pela primeira vez em 1982, a Exposição já foi apresentada nessas duas décadas, em mais de 500 localidades do Japão e em algumas dezenas de países do mundo, tendo sido vista por mais de 4,5 milhões de pessoas.  Em 1992, ela foi recebida pelo MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em 1992, atraindo um público de 30 mil visitantes.

Como presidente da ONG Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda visitou mais de 50 nações e territórios em todo o mundo, engajando-se em diálogos com líderes de todos os campos do empreendimento humano sobre temas como a paz, cultura, educação, meio ambiente e direitos humanos.

No decorrer dessas viagens, o senhor Ikeda fotografa cenas e paisagens que tocam seu coração prestando homenagem à essência eterna da vida que pulsa em cada momento passageiro. Suas fotos capturam vividamente e recriam para aqueles que as vêem seu diálogo íntimo com a natureza e o ambiente ao seu redor.

A mostra reúne 100 fotografias de tamanhos diversos que serão expostas em 137 painéis expositores de 2,40m de altura e 1,00m de largura, distribuídas em 12 temas, tais como “Diário das Viagens”, “Estações do Ano”, “Nuvens”, “Himalaia”, entre outros.

Daisaku Ikeda é líder budista, filósofo, poeta e educador.  Criado em meio à Segunda Guerra Mundial, sua vida foi forjada por lembranças inesquecíveis do horror da guerra.  Presenciou seus quatro irmãos serem recrutados pelo exército, sendo que seu irmão mais velho foi morto em combate. Tais experiências, somadas ao tormento da sociedade japonesa pós-guerra, fomentaram seus esforços de erradicar as causas fundamentais do conflito humano.

  Em 1947, aos 19 anos, Ikeda tornou-se membro da Soka Gakkai, “Sociedade Criadora de Valores”, logo após conhecer Jossei Toda,  filósofo budista, editor e educador, que viria a ser seu mentor.  Entre suas várias realizações, com o objetivo de promover empreendimentos educacionais destacam-se a fundação da Universidade Soka, da Universidade Soka da América, da Faculdade Feminina Soka, das Escolas Soka e dos Jardins da Infância Soka, do Museu de Arte Fuji de Tóquio, da Associação de Concertos Min-On, do Centro de Pesquisas de Boston para o Século XXI.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas