Associações desportivas assinam manifesto contra extinção da SEEL

Publicação: 2018-01-12 10:38:00 | Comentários: 0
A+ A-
Representantes de associações desportivas do Rio Grande do Norte divulgaram um manifesto  contra a mensagem 185/2018, que prevê a extinção da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. A proposta foi encaminhada pelo Executivo à Assembleia Legislativa do RN e faz parte do pacote de ajuste fiscal do Governo.

A Copa de Futebol feminino é destaque no calendário da SEEL
Copa de Futebol Feminino foi um dos destaques no calendário da SEEL em 2017

As entidades afirmam que o orçamento previsto para a SEEL em 2018 corresponde a 0,03% do orçamento do Estado. "portanto a sua manutenção não representa nenhum impacto financeiro que justifique a sua extinção", defende o manifesto.

Leia o manifesto na íntegra

Manifesto a favor do esporte e contra extinção da SEEL

Chamamos a atenção da sociedade para a Convocação extraordinária da Assembleia Legislativa, solicitada pelo Governador, na qual apresenta 18 pontos de ajustes administrativos e financeiros, dentre esses a mensagem 185/2018 que trata da extinção da Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer (SEEL/RN), como uma das ações para o saneamento financeiro do Estado. Importante esclarecer que o orçamento da SEEL/RN previsto para 2018 representa 0,03% do orçamento geral do Estado, portanto a sua manutenção não representa nenhum impacto financeiro que justifique a sua extinção e inclusão no pacote de ajuste fiscal encaminhado ao poder legislativo pelo Governo do Estado.

A SEEL foi criada no segundo governo Wilma de Faria e desde então tem assumido o papel de protagonismo na elaboração e execução das políticas públicas e ações referentes ao segmento do esporte e do lazer no Rio Grande do Norte. Temos a certeza que há muito ainda o que se fazer (concurso público específico para a SEEL, aumento do orçamento, melhor atendimento aos pleitos das Federações Estaduais, programas efetivos na perspectiva da melhoria da saúde e qualidade de vida entre outras ações), mas também é uma questão de justiça destacar que mesmo com o menor orçamento entre as Secretarias Estaduais, muito têm sido realizado pelos gestores passados e atuais e pelos 23 profissionais que atualmente estão lotados na SEEL/RN . Seguem abaixo algumas ações desenvolvidas pela SEEL com muito sucesso ao longo dos anos nos diversos cenários de atuação.

Formação continuada e valorização profissional
Fóruns Estaduais do Esporte e do Lazer; Cursos de iniciação esportiva; Clínicas de Futsal; Oficinas do  Paradesporto; Cursos de arbitragem em parceira com as Federações Estaduais; Seminário Estadual do - Paradesporto; Amostra científica do Paradesporto; Prêmio Potiguar do Esporte e Qualidade de Vida.

Dimensão educacional
JUVERNS (12 a 17 anos); Jogos Paradesportivos escolares do RN (12 a 17 anos); Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de bola (12 a 14 anos); Taça Escolar de Futebol (15 a 17 anos).

Dimensão de participação e lazer
Jogos da maturidade; Programa RN ativo; Dia D de Combate ao sedentarismo e a hipertensão; Caravana da superação; Litoral esportivo.

Dimensão de alto rendimento
Copa da mulher; Programa bolsa atleta estadual; Jogos Abertos Paralímpicos do RN; Diversos apoios as entidades esportivas (premiação, alimentação para eventos, diárias de ambulância, entre outros apoios).

A proposta do Governo, se aprovada acabará com quase todas as ações citadas acima, deixará o já sofrido esporte Potiguar órfão e terá um impacto muito negativo em toda sociedade, uma vez que todos nós acreditamos que o esporte tem um importante papel na inclusão social e na saúde da população.
Os desportistas do Rio Grande do Norte, solicitam ao Governador Robinson Faria e aos deputados  Estaduais que analisem o texto do presente manifesto e desistam da proposta que extingue a Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEEL/RN).

Natal, 12 de janeiro de 2018

Assinam o manifesto
Tibério Maribondo do Nascimento - presidente da Federação de Judô RN (FJERN);
Maria Magnólia Figueiredo – Presidente da Federação Norteriograndense de Atletismo (FNA);
Rosileide Maria de Brito – Presidente da Federação Aquática Norteriograndense (FAN);
Francisco Borges de Araújo – Presidente do CREF16/RN;
Roberto Cabral – Presidente do Conselho Estadual de Desporto;
Gileno Souto – Presidente da Federação Norteriograndense de Desporto Escolar (FNDE);
Hugo César Reis Câmara – Presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física (SINDPEF/RN); Vereador Robson Carvalho – Presidente da Comissão de Esportes da Câmara Municipal de Natal;
Danielle Araújo Mafra – Secretária de Esportes de Natal;
Andrey Valério da Silva – Corpo técnico da SEEL;
Fábio Bezerra – Corpo técnico da SEEL;
Pablo Costa – Corpo técnico da SEEL;
Fábio Romano Freire – Professor do IFRN


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários