sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Assuense vence concurso de fotos da Leica

- Publicidade -

VENCEDOR - A foto foi considerada de grande impacto visual O assuense Jean Lopes foi o grande vencedor do Concurso Fotográfico Leica-Consigo-Fotografe. Promovido pela LEICA, a lendária fabricante alemã de equipamento fotográfico e pela Revista FOTOGRAFE MELHOR, a maior publicação especializada em fotografia da América Latina – com circulação em todo o Brasil e também no Japão e em Portugal – o concurso contou ainda com a parceria da Consigo, uma das maiores lojas do país no ramo fotográfico.

Disputando com quase 3 mil concorrentes do Brasil inteiro, Jean Lopes venceu a categoria cor do concurso.  Considerado o maior concurso do gênero no país, essa quarta edição contou com 3 categorias e quase 12 mil trabalhos inscritos.

Captada em abril deste ano na comunidade rural de Pataxó, no município de  Ipanguassu, a foto retrata em cores vibrantes a igreja e a pracinha do lugar. O curioso é que Jean Lopes foi ao local fazer uma foto da igreja, atendendo ao pedido de um cliente. “Num daqueles felizes acaso”,  diz o fotógrafo, “apareceu uma mulher com um guarda-chuva vermelho. Era o que faltava para completar minha composição”. Jean Lopes disparou sua máquina duas vezes e acabou captando o instantâneo feliz.  A foto foi escolhida porque, na opinião do júri, tem grande impacto visual, apresenta uma composição equilibrada, além da grande força das cores no enquadramento.  Na opinião do redator-chefe da Revista Fotografe Melhor, Sérgio Branco, a foto lembra uma pintura.  O tema do concurso era “cenas brasileiras”.

A festa de premiação ocorreu no último dia 18, no MIS-Museu da Imagem e do Som, na capital paulista.  No mesmo dia, foi aberta uma exposição com os melhores trabalhos do concurso.  Todos eles serão publicados na edição de outubro da revista, que circula a partir da próxima semana. Jean Lopes ganhou como prêmio equipamento fotográfico (câmera digital, flash e chip de memória)  e uma assinatura da Revista Fotografe Melhor.  E o melhor: o portfólio do fotógrafo será publicado na edição de dezembro da revista, ainda como parte da premiação.

Em 14 anos de fotografia, Jean Lopes já pode se considerar um veterano em concursos.  Ele acumula mais de vinte prêmios no currículo, com concursos no Ceará, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, em Natal, Mossoró e até na Argentina. Dentre os principais prêmios, destacam-se: Grande vencedor do concurso de Fotografias Pague Menos, em 2003, quando disputou com mais de 12 mil concorrentes.  Já venceu nove vezes (incluindo 2 primeiro lugares e 3 segundo lugares) o tradicional concurso promovido anualmente pela prefeitura do município gaúcho de Santa Maria.  Obteve a segunda colocação na Maratona Fotográfica de Natal, em 2001.  Faturou o primeiro lugar no Concurso Sérgio Buarque de Holanda, em 2003, em São Carlos, interior de São Paulo. Na Argentina, ganhou em segundo lugar no Concurso de Arte Sacra Padre Castañeda, em 2003. No ano passado, um trabalho seu ficou entre os melhores do Concurso Leica.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas