Atalanta da Itália busca virar a página

Publicação: 2020-08-12 00:00:00
A+ A-
Dividida entre a cidade alta e a cidade baixa, Bérgamo teve outro tipo de separação em 2020. Em março, a cidade da Lombardia chegou a ser o epicentro da pandemia do novo coronavírus na Itália, com o sistema de saúde em colapso após desprezar a implementação da quarentena. Hoje vive outra realidade. Com as medidas tomadas pelas autoridades de saúde, tanto Bérgamo, quanto o país, registraram queda acentuada no número de casos e de mortes pela covid-19. Agora, os holofotes também se voltam para o futebol.

A Atalanta, a equipe da cidade, fez grande campanha no Campeonato Italiano - terminou em terceiro lugar - e está nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. Adversária do Paris Saint-Germain nesta quarta-feira, o time é a grande sensação do futebol italiano nos últimos anos e faz a sua estreia na competição europeia.

Por muito tempo, a Atalanta esteve longe das primeiras posições do Campeonato Italiano. No entanto, nos últimos anos, o clube passou por uma grande reformulação dentro e fora de campo e, atualmente, colhe os frutos de um projeto que exigiu paciência.

A diretoria direciona seus investimentos tanto para a base como também para reforços pontuais e pouco valorizados, que se encaixam no DNA da equipe. Desde que voltou para a elite do futebol italiano em 2012, a Atalanta realizou campanhas regulares nas cinco temporadas seguintes. A partir de 2017, o clube começou a ter desempenhos cada vez melhores.

O que chama a atenção na Atalanta é o estilo de jogo ofensivo, reflexo da visão do técnico Gian Piero Gasperini.