Cookie Consent
Política
Ataque a tiros mata 18 alunos e um professor no Texas
Publicado: 00:01:00 - 25/05/2022 Atualizado: 22:01:16 - 24/05/2022
Um homem armado abriu fogo em uma escola infantil da cidade de Uvalde, no Texas, e matou ao menos 18 crianças e um professor ontem. Trata-se do ataque mais mortal em uma escola primária dos Estados Unidos desde o massacre da Sandy Hook Elementary, Connecticut, em 2012.

DARIO LOPEZ-MILLS/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚD
Movimentação de policiais no entorno da Robb Elementary School, escola onde houve o ataque

Movimentação de policiais no entorno da Robb Elementary School, escola onde houve o ataque


O atirador foi identificado pela polícia como Salvador Ramos, de 18 anos. Ele também foi morto no local. O governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que ele era aluno do ensino médio de uma escola próxima. “Ele atirou e matou terrivelmente, incompreensivelmente, 14 estudantes e um professor”, disse Abott logo após o ataque, antes do número de vítimas aumentar para 18.

Também há informações de que ele atirou na avó antes de se dirigir ao local onde realizou os disparos -- criando outra conexão com o massacre de Sandy Hook, no qual o assassino matou a mãe antes de ir para a escola e matar 20 crianças e 6 adultos.

O atirador do Texas tinha um revolver e possivelmente um fuzil e agiu sozinho durante o ataque, disse a polícia. O novo massacre acontece menos de duas semanas depois que um atirador abriu fogo em um supermercado em Buffalo, em Nova York, e matou 10 negros em um episódio descrito pelas autoridades como um crime racista.

Segundo o executivo-chefe do Uvalde Memorial Hospital, Tom Nordwick, as crianças tinham entre 8, 9 e 10 anos. O hospital recebeu 15 pessoas após o ataque, dos quais 11 eram crianças. Duas delas, um menino e uma menina, morreram na chegada. Ao todo, 13 pessoas estão feridas, mas o número total de feridos no ataque ainda é desconhecido.

Entre os feridos levados para o Uvalde Memorial Hospital, quatro crianças foram liberadas; outras cinco crianças e um adulto foram transferidos para San Antonio, capital do Texas. Outro hospital, o University Health, em San Antonio, a 120 quilômetros de Uvalde, afirmou que atendeu uma criança e um adulto vítimas do tiroteio. O adulto é uma mulher de 66 anos e a criança é uma menina de 10 anos, que estavam em estado crítico.

A escola, que é frequentada por alunos da segunda à quarta série, pediu aos pais que não busquem os filhos até que todas as crianças tenham sido contabilizadas. “Por favor, não pegue os alunos neste momento. Os alunos devem ser contabilizados antes de serem liberados para sua responsabilidade. Você será notificado para pegar os alunos assim que todos estiverem contabilizados”, informa no site.

O tiroteio aconteceu por volta das 11h30 do horário local e o atirador estava sob custódia pouco depois das 13h, segundo informou Departamento de Polícia de Uvalde. Mais detalhes sobre como aconteceu o ataque ainda são desconhecidos. 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi avisado do ataque e ordenou que as bandeiras dos Estados Unidos fossem abaixadas em prédios federais em luto às vítimas. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte