sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Ataque a tiros mata oito em shopping na Alemanha

- Publicidade -

Munique (AE e ABr) – A polícia alemã confirmou ontem que ao menos oito pessoas morreram em um tiroteio no shopping Olympia Einkaufszentrum, na zona norte de Munique. Um nono corpo foi confirmado, mas as autoridades não disseram onde ele foi encontrado.
Pessoas deixam o shopping após tiroteio: Suspeita de terrorismo
Diversos civis também ficaram feridos, que pode ter sido causado por terroristas. A porta-voz da polícia local afirmou que as autoridades procuravam por até três suspeitos. Eles continuavam foragidos, até o fechamento desta edição. As buscas ocorriam em toda a cidade.

Segundo a polícia, a primeira ocorrência foi registrada em um McDonald’s ao lado do shopping. Testemunhas relataram ter visto três homens carregando armas longas. Quando questionado se a polícia acredita que este pode ser um ataque terrorista, outro porta-voz da corporação afirmou que sim. “Este é um dos maiores desafios que a polícia local enfrenta nos últimos anos’, disse.

A agência de trânsito da cidade afirmou que o metrô, as linhas de ônibus e bondes deixaram de circular na cidade. Apenas algumas linhas interurbanas circulam, mas não passam pela estação central, que foi esvaziada. Os hospitais da cidade estão em alerta de emergência.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, convocou para este sábado (23), em Berlim, uma reunião do Conselho Federal de Segurança para tratar do ataque , segundo declarou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert.

“Os ministros convocados estão a caminho de Berlim e nós vamos analisar a situação no quadro do Conselho Federal de Segurança”, disse Seibert. O  governo enviou membros da força de elite contraterrorismo para a cidade.

“Tudo o que sabemos e podemos dizer agora é que foi um ataque cruel e desumano”, afirmou Altmaier. “Não podemos descartar que haja ligações terroristas. Não podemos confirmar, mas estamos investigando essas linhas também.

O tiroteio ocorreu apenas quatro dias após um refugiado atacar pessoas com um machado em um trem nos arredores de Würzburg, deixando cinco pessoas severamente machucadas. O homem, que foi morto a tiros pela polícia, estava registrado como refugiado afegão no país, e vivia com uma família alemã na região. O ataque chocou o país, que até o momento tinha sido poupado de atentados como os que ocorreram em Paris ou Bruxelas.

Repercussão
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil repudiou e condenou o tiroteio em Munique. Até o fechamento desta edição, não havia informações sobre se havia vítimas brasileiras. Por meio de nota à imprensa, o órgão informou que o governo brasileiro “condena o ataque”.

“Ao expressar seu repúdio ao ato de violência, cujas circunstâncias ainda não estão claras, o governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo da Alemanha e presta suas condolências aos familiares das vítimas”, afirmou a pasta.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também disse que seu país condena a ação “nos termos mais fortes” e que vai colocar à disposição da Alemanha “quaisquer recursos que possam auxiliar a investigação”. “Ainda não sabemos todos os fatos, mas sabemos que este ato hediondo já matou e feriu várias pessoas no coração de uma das cidades mais vibrantes da Europa”, disse Obama em declaração divulgada pela Casa Branca.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas