quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Ataque mata militares dos EUA

- Publicidade -

Frankfurt (AE) – Um homem armado com pistola atacou ontem um ônibus que transportava militares da Força Aérea dos Estados Unidos, na saída do Aeroporto de Frankfurt,  matando dois americanos e ferindo outros dois. O atirador foi detido pela polícia alemã. Boris Rhein, secretário de segurança do Estado de Hesse, identificou o atirador como um homem de 21 anos, natural de Kosovo, ex-província sérvia nos Bálcãs. Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, disse que o ataque foi um “ato ultrajante” e afirmou que não “economizará nenhum esforço” em investigar o tiroteio.

O ataque ocorreu quando o ônibus de cor preta deixava o terminal 2 do aeroporto, de acordo com o porta-voz da polícia de Frankfurt, Manfred Fuellhardt. O motorista do ônibus e um passageiro foram mortos. Um outro passageiro sofreu ferimentos graves e um outro ferimentos leves, disse Fuellhardt. Aparentemente, o atirador conseguiu entrar no ônibus durante um momento, até ser dominado pela polícia alemã. Fuellhardt disse que o atirador e militares americanos parecem ter tido uma discussão na frente do ônibus, antes que começassem os disparos.

Os EUA têm reduzido drasticamente o número de soldados que mantém em bases na Alemanha, mas ainda têm 50 mil militares estacionados em solo alemão. Existem várias bases na região próxima a Frankfurt, incluída a Base Aérea de Ramstein, que frequentemente é usada como ponto de apoio e envio de tropas ao Iraque e Afeganistão.

A Força Aérea dos Estados Unidos confirmou mais tarde que dois dos seus militares foram mortos no ataque e outros dois ficaram feridos. Todos estavam em trânsito pela Alemanha e serviam na base aérea de Lakenheath, na Grã-Bretanha.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse que o ataque foi um “evento terrível” e que a polícia alemã investigará completamente o incidente. O ministro do Interior do Kosovo, uma ex-província sérvia que declarou independência em 2008, confirmou que o atirador detido pela polícia alemã é de nacionalidade kosovar. O indivíduo foi identificado como Arif Uka, da cidade de Mitrovica, no norte de Kosovo. “Esse foi um evento trágico e devastador” disse o ministro  Bajram Rexhepi.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas