terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Atentado à Constituição

- Publicidade -

O senador Garibaldi Filho permanece nas boas manchetes. A sua passagem pela presidência do Senado, a posição firme que assumiu na defesa do Congresso e a empreitada que comanda para melhorar a imagem do Poder Legislativo têm lhe dado bons tratos na mídia, além do reconhecimento de seus pares. Ontem, o jornal O Estado de S. Paulo voltou a dar destaque a um pronunciamento de Garibaldi. Foi uma das manchetes de sua edição onlaine: “Garibaldi Alves diz que PMs são ‘atentado” à Constituição”.

Diz a abertura da matéria:

– De 127 sessões deliberativas realizadas pelo Senado em 2007, 89 estiveram com a pauta trancada por medidas provisórias emanadas do Poder Executivo. Definindo isso como inadmissível, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, abriu, nesta terça-feira, 10, o Seminário 20 anos da Constituição Cidadã, promovido pelas duas Casas do Legislativo. “Como é que se pode admitir isso? Isso é um atentado à Constituição. Setenta por cento das sessões deliberativas não foram deliberativas por causa das medidas provisórias. Mas o que importa é que, acima de diferenças partidárias, possamos defender a independência do Poder Legislativo, assegurar que o Legislativo tenha agenda própria. Já basta de tanta medida provisória. Nós temos que reaprender a votar projetos de lei”, disse Garibaldi.

Mais adiante, afirmou o presidente do Senado:

– Vamos comemorar os vinte anos da Constituição, mas sem confeitar demais o bolo, sem deixar de explicitar discordâncias com relação ao espírito da Constituição de 1988, uma Constituição que, se não tivesse se esmerado tanto em detalhes, talvez tivesse aberto espaço para a atuação do legislador ordinário, fortalecendo o Congresso Nacional.

Lembrou ainda Garibaldi que as medidas provisórias foram incorporadas ao texto constitucional exatamente para restringir o poder imperial  do presidente da República que  detinha o poder no regime de exceção. E neste caso, segundo Garibaldi, “a emenda saiu pior que o soneto”. Antes de terminar o discurso, ele afirmou que não queria marcar a sua fala apenas pelo pessimismo, até porque entende que “se há uma coisa que a Constituição de 88 legou aos brasileiros, foi a Democracia.”

Mais Garibaldi

Para o jornalista Carlos Chagas, da Tribuna de Imprensa, Rede CNT, SBT de Brasília, em sua coluna da TI, do Rio de Janeiro, o senador Garibaldi Filho é uma das grandes supresas agradáveis da política brasileira neste primeiro semestre de 2008. No seu comentário, que tem como título “Uma inusitada surpresa agradável”, disse Carlos Chagas:

– O seu a seu dono. Uma das grandes surpresas políticas deste primeiro semestre é o presidente do Senado, Garibaldi Filho. Seu comportamento tem sido impecável, na medida em que rejeitou a condição de simples tapa-buracos, depois da renúncia de Renan Calheiros, abraçando a defesa das causas mais polêmicas e necessárias à afirmação do Congresso.

Secretariado

Ao contrário do que especulou a crônica política com o adjutório dos bem situados coleguinhas da crônica social, a reforma do secretariado de Wilma de Faria não sairá antes da convenção municipal do PSB.

Aliás, esta semana, um rola-bosta me soprou na Reta Tabajara que a reforma mesmo só sairá depois da eleição de outubro. Dizia isso, até com bastante convicção, estaribado na genética dos astros e estrelas que formam o nosso cosmo político.

Boi de Prata

Olheaí, pessoal:  O filme Boi de Prata, do diretor norte-rio-grandense Augusto Ribeiro  Júnior, será exibido na noite desta quarta-feira, hoje (19:45),  no auditório do Ciências Aplicadas (Projeto Cine Aplicadas) O filme é de 1980 e tem música de Mirabô Dantas.

O Ciências Aplicadas fica na rua Nossa Senhora de Lourdes, 56, oitão da Caern, no Tirol. Entrada franca.

Chuvas

As chuvas de segunda-feira para o amanhecer de ontem, terça, baixaram as forças. Ainda bem, gracias. A maior chuva foi em Sítio Novo, no Agreste, entre as regiões do Trairi e do Potengi, 40 milímetros. Na região Leste (Litoral) choveu em São Miguel do Gostoso, 29 e em Maxaranguape, 25. A chuva de Natal foi de apenas 8 mm.

Houve uma chuva de 23 milímetros em São Bento do Norte e uma outra de 20 em Pendências (Oeste). Finas no Seridó.

O Clambom de Bira 

O jornalista Ubirajara Macedo autografará, depois de amanhã, 13 (noite de Santo Antônio), na sede do América Futebo Clube, seu livro “Clambom – um clube em defesa da boa música”. A partir das 18 horas. Bira é um dos fundadores do Clambom, “Clube dos Amantes da Boa Música”. O livro tem o selo do Sebo Vermelho. Grande Bira!

Orla cultural

Amanhã, no Shopping Orla Sul, é noite (boca da noite) do projeto Orla Cultural, valorizando a música instrumental que se faz nesta terra de Poti mais musical. A programação vai até sábado.

Quinta-feira, amanhã,  tem Lavu, no piano, e Dé, no saxofone; sexta-feira: PC (piano) e Montanha (sax); sábado, Carlos Moreno, no violão  e Emanuele (guitarra clássica). Começa às 18 horas.

Bacana.

Ticiano

Ticiano Duarte anda pelos pantanais do Mato Grosso do Sul participando de um encontro da Maçonaria, sua grande paixão. Ontem à noite ia no rastro do poeta Manoel de Barros, figura maior daquelas bandas, grande poeta brasileiro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas