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Atrasos aumentam custos

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Dez obras que podem fazer a diferença na vida da população, mas já fizeram grande diferença no bolso do contribuinte. Com histórico de atraso em quase todas em razão de burocracia e ineficiência, as obras acabam custando mais do que deveriam e e colocam em dúvida a capacidade de planejamento do poder público. Na lista abaixo, tem projeto que  foram previsto para antes da Copa do Mundo em Natal, realizada há dois anos e meio. 

Veja:

ACESSO SUL AO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE

Valor: R$ 94 milhões (inclui acessos Norte e Sul)
Prazo: indefinido.
Objetivo: ligar o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante à rodovia BR – 304.
Andamento: iniciado em 2013, a primeira data para conclusão era maio de 2014, um mês antes do início da Copa do Mundo em Natal. Ano passado, o governo decidiu que a finalização e operação  será de responsabilidade  da iniciativa privada depois de uma concessão. 

VIA METROPOLITANA (pró-transporte)

#SAIBAMAIS#
Valor: R$ 88 milhões
Prazo: dois eixos das obras não têm prazo para conclusão. O viaduto da Redinha deve ser concluído em março de 2017. 
Objetivo: melhorar o acesso ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e ao litoral Sul.
Andamento: o projeto foi elaborado pela Prefeitura de Natal em 2005. Sem conseguir executá-lo, o município passou o projeto para o governo do Estado. Um dos vários prazos de conclusão venceu em 2016.


CENTROS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA 

Valor: R$ 64 milhões
Prazo: de dez centros, três já foram concluídos e outros três devem começar a serem utilizados neste ano. 
Objetivo: oferecer ensino médio integrado (curso profissionalizante e disciplinas comuns do ensino médio) e cursos técnicos subsequentes (para estudantes que já concluíram o ensino médio comum).
Andamento: o projeto dos centros profissionalizantes se arrasta desde a gestão do governador Iberê Ferreira de Souza (março a dezembro de 2010). Em 2014, dois centros foram concluídos. A unidade de Mossoró foi entregue sexta-feira passada.

PRESÍDIO DE CEARÁ-MIRIM

Valor: R$ 21 milhões.
Prazo de entrega: primeiro semestre de 2017.
Andamento: o convênio entre o Ministério da Justiça e governo do Estado foi firmado ainda em 2013. As obras só começaram em junho de 2015 e tinha o prazo de conclusão de um ano.
Objetivo: deve ter capacidade para 603 apenados em 24 celas, divididas em três pavilhões. Na área de 5.753,10 metros quadrados, haverá espaço  adaptado para presos com deficiência física, tratamento de dependência química, aulas e visitas íntimas. 

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DOS GUARAPES

Valor: R$ 98 milhões.
Prazo: segundo semestre de 2018.
Objetivo: vai receber o esgoto de 537 mil pessoas da zona Sul e Oeste de Natal e do município Parnamirim. A ETE será a maior do Estado com capacidade para tratar 1.050 litros de esgoto por segundo. 
Andamento: em 2014, a TN noticiou as pendências técnicas do estudo de impacto ambiental apresentado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Só em junho de 2016 a Caern iniciou as obras.

ADUTORA EMERGENCIAL DE CAICÓ

Valor: R$ 42 milhões
Prazo: março de 2017.
Objetivo: levar água potável para 77.796 pessoas em quatro cidades (Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, São Fernando e Caicó) do Seridó potiguar.
Andamento: a obra seria executada pela Caern, com dinheiro do governo Federal, até o final de 2016. Mas o dinheiro não saiu e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) assumiu a execução. Depois disso, o órgão federal modificou o traçado e a instalação só começou novembro  passado.

UPAs

Valor: R$ 10 milhões em seis unidades em construção no Rio Grande do Norte.
Prazo: março de 2017 (UPA de Cidade Satélite). 
Objetivo: oferecer urgência e emergência em casos graves.  As unidades estabilizam os pacientes e fazem o diagnóstico inicial. Em seguida, encaminha-se o paciente para aos serviços hospitalares de maior complexidade especializados, reduzindo a superlotação em hospitais gerais.
Andamento: o RN tem três UPAs com estrutura física pronta, mas sem funcionar. Outras seis estão em construção. A UPA de Cidade Satélite, por exemplo, já teve prazo de entrega para o final de 2016, mas não aconteceu.

PROTEÇÃO DO CALÇADÃO DAS PRAIAS DA ZONA LESTE DE NATAL

Valor: R$ 8 milhões
Prazo: março de 2017
Objetivo: o enrocamento de dois trechos das praias vai formar uma barreira de pedras para proteger o calçadão da maré alta.
Andamento: a ideia era dar nova cara às praias da zona Leste da cidade antes da Copa do Mundo de 2014, mas as obras só foram entregues depois do evento. Os estudos de marés da reurbanização não conseguiram prever o nível das ondas que começaram a quebrar o calçadão no mesmo ano.  

DUPLICAÇÃO DAS MARGINAIS DA BR-101

Valor: R$ 200 milhões
Prazo: junho de 2018.
Objetivo: deve eliminar os sinais de trânsito entre Natal e Parnamirim e acabar com a interrupção do tráfego de longa distância pelo tráfego local.
Andamento: a duplicação da BR-101 entre Natal e João Pessoa começou em 2006. Em 2012, o Exército desistiu das obras. No ano seguinte, o Dnit publicou edital para a licitação e escolha das construtoras. Só em setembro do ano passado, as mudanças viárias começaram.

REESTRUTURAÇÃO DA AVENIDA ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE

Valor: R$ 220 milhões
Prazo: deve começar nos próximos dois meses. A partir do início das obras, a empresa tem 24 meses para concluir.
Objetivo: dar fluidez ao trânsito a uma das principais rodovias estaduais que cortam a capital e dá acesso ao litoral Sul.
Andamento: foi anunciada em 2013 pela gestão estadual anterior, mas o modelo sofreu críticas por utilizar parte do Parque das Dunas. Na atual gestão, o projeto abandonou o perfil de via expressa e foi discutido ano passado em audiências públicas. A obra estava prevista para começar em agosto de 2016, mas o prazo não foi cumprido.

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