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Audi, Hyundai e tecnologia

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Fernando Siqueira

Patente de licenciamento está acelerada para o desenvolvimento da produção em série.

Peter Mertens, Membro do conselho de Desenvolvimento Técnico: “Queremos alcançar estruturas de custo atraentes para o avanço da forma mais sistemática de condução elétrica”

SUV com tecnologia de célula a combustível entrará em produção na próxima década.

A Audi AG e o Hyundai Motor Group se unem para desenvolver tecnologia de células a combustível. As duas empresas planejam fazer uma licença cruzada de patentes e conceder acesso a componentes não competitivos. O contrato está atualmente sujeito à aprovação das autoridades regulatórias aplicáveis. Eles querem levar a célula a combustível à maturidade da produção em série de forma mais rápida e eficiente. A Audi e a Hyundai também exploram uma colaboração mais abrangente no desenvolvimento dessa tecnologia sustentável.

“A célula a combustível é a forma mais sistemática de condução elétrica e, portanto, um ativo potente em nosso portfólio de tecnologia para a mobilidade premium sem emissões do futuro”, afirma Peter Mertens, membro do conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi AG. “Em nosso roteiro de carros FCEV (FuelCell Electric Vehicle), estamos unindo forças com parceiros fortes como a Hyundai. Para o avanço dessa tecnologia sustentável, a cooperação é a maneira inteligente de liderar inovações com estruturas de custos atraentes. “

“Estamos confiantes de que nossa parceria com a Audi demonstrará com sucesso a visão e os benefícios dos FCEVs para a sociedade global”, diz EuisunChung, vice-presidente da Hyundai Motor Company. “Este acordo é outro exemplo do forte compromisso da Hyundai em criar um futuro mais sustentável enquanto melhora a vida dos consumidores com veículos movidos a hidrogênio, o caminho mais rápido para um mundo com emissões realmente zero.”

Longas distâncias e tempos curtos de reabastecimento tornam o hidrogênio uma fonte futura muito atraente de energia para a mobilidade elétrica. Isso é particularmente um fato em potencial para os automóveis maiores, onde as vantagens de peso do veículo movido a célula a combustível inerentes ao seu design são particularmente pronunciadas. Além de mais avanços na tecnologia, os principais aspectos para o seu sucesso no mercado futuro incluem a produção regenerativa de hidrogênio e o estabelecimento de uma infraestrutura suficiente.

Dentro do Grupo Volkswagen, a Audi AG assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento dessa tecnologia e atualmente trabalha em sua sexta geração. O Centro de Competência de Células a Combustível do Grupo está localizado na planta de Neckarsulm. No início da próxima década, a Audi apresentará o primeiro modelo com uma produção em série reduzida. Será um SUV que combinará o conforto premium do segmento de tamanho grande com autonomia de longo alcance. O contrato de licença com a Hyundai  está focado no próximo estágio de desenvolvimento destinado a uma oferta de mercado mais ampla.

A Audi trabalha com conceitos de célula a combustível há quase 20 anos. O primeiro veículo de teste foi o compacto A2H2, em 2004, seguido pelo Q5 HFC, em 2008. O A7 Sportback h-tronquattro de 2014 introduziu o sufixo “h-tron” para representar o elemento hidrogênio. O conceito h-tronquattro, apresentado em 2016, demonstrou ainda mais a competência tecnológica da marca em sistemas de acionamento de células a combustível.

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