Audi lança segundo veículo 100% elétrico: e-tron Sportback

Publicação: 2020-09-27 00:00:00
Para Johannes Roscheck, CEO e Presidente da Audi do Brasil, “a presença do segundo veículo totalmente elétrico da Audi reforça o compromisso da marca em oferecer soluções sustentáveis, cumprindo a estratégia global de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050. O sucesso do “e-tron” SUV, que é o veículo 100% elétrico mais vendido do Brasil, indica que os consumidores do País desejam veículos inovadores, tecnológicos e com zero emissões, aliado a um design extremamente arrojado, elegante e esportivo”.

Créditos: DivulgaçãoChamando a atenção para a ausência de tubos de escapamento. Uma faixa de luz conecta as luzes de LED entre si na traseiraChamando a atenção para a ausência de tubos de escapamento. Uma faixa de luz conecta as luzes de LED entre si na traseira

Motores elétricos
O Audi e-tron Sportback possui 2 motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 664 Nm de torque. As forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,7 segundos e a velocidade máxima é 200 km/h limitada eletronicamente.

O sistema de baterias de íons de lítio é composto por 36 módulos, pesa 700 quilos e pode ser recarregado desde uma tomada simples de 110V até as de alta tensão. Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos. Ela armazena 95 kWh de energia bruta e é instalado como um bloco plano largo embaixo da célula de passageiros. Possui uma moldura protetora sólida e uma laminação de alumínio que abrange os 36 módulos das células, o que deixa o sistema  rígido e à prova de impacto.

Durante ações de desaceleração de até 0,3 g – o que se aplica a mais de 90% dessas ações na condução diária – a bateria de alta tensão é carregada pelos motores elétricos, que atuam como geradores nessas situações. O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em 3 estágios, através das borboletas no volante De modo geral, o coupé obtém até 30% de sua autonomia através da recuperação.

Os freios, cujo conceito inovador de ativação eletro-hidráulica permite que eles respondam com velocidade excepcional, entram em ação somente em forças de desaceleração superiores a 0,3 g. Dependendo da situação de condução, o sistema de controle decide individualmente para cada eixo se o coupé se recupera usando somente os motores elétricos, somente os freios das rodas ou uma combinação de ambos. A transição entre a frenagem elétrica e hidráulica é suave e homogênea para que o motorista nem perceba. As forças dos freios permanecem constantes.

Coeficiente de arrasto 0,25
O Audi e-tron Sportback, em conjunto com os retrovisores externos virtuais – opcionais na versão Performance Black – obtém um valor do coeficiente de arrasto de apenas 0,25, ainda melhor do que o seu modelo irmão Audi e-tron. Isso se deve, principalmente, ao formato da carroceria coupé e ao respectivo menor arrasto aerodinâmico atrás do veículo. No ciclo WLTP, o modelo tem uma autonomia de até 446 quilômetros com uma única carga da bateria, mais ou menos 10 quilômetros maior do que o automóvel “e-tron”.

Os retrovisores externos virtuais, cujo suportes em formato de asa integram pequenas câmeras, ainda representam outro fator de eficiência. As imagens capturadas aparecem em displays OLED de alto contraste na transição entre o painel de instrumentos e a porta. Se o motorista mover o dedo pela superfície do display sensível ao toque, são ativados símbolos com os quais o motorista pode reposicionar a imagem.

Design e dimensões
O modelo tem 4.901 milímetros de comprimento, 2.043 milímetros de largura e 1.616 milímetros de altura. Com entre eixos de 2.928 milímetros, o Audi e-tron Sportback tem amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. Como o veículo elétrico não possui o eixo cardã, na parte traseira não há mais o túnel central, o que oferece um ganho de conforto incrível para o passageiro no assento central do banco de trás. A capacidade de bagagem é de 555 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.665 litros. A ausência de um motor tradicional na parte frontal dá lugar a um compartimento de 60 litros que acomoda o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.

Com a Singleframe octogonal, os contornos poderosos sobre as rodas e a traseira escultural, o Audi e-tron Sportback está alinhado perfeitamente com o idioma de projeto de marca. Os detalhes sinalizam para o mundo exterior que o carro é totalmente elétrico, como os apliques pretos nas laterais, que indicam onde a bateria pode ser encontrada, e o logotipo “e-tron” na cor laranja na tampa de abertura para acoplar o carregador. Os projetistas também variaram a assinatura no largo difusor, chamando a atenção para a ausência de tubos de escapamento. Uma faixa de luz conecta as luzes de LED entre si na traseira.

Internamente, o design incorpora no painel e console central dois grandes displays do MMI Touch, de 10,1 e 8,6 polegadas, com retorno tátil e sonoro, levemente direcionados para o condutor. Pelo display superior o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações do e-tron. No inferior, gerencia entrada de texto, funções de conforto e ar-condicionado com o pulso apoiado confortavelmente na alavanca do console central.

Versões e opcionais
O Audi e-tron Sportback será vendido em duas versões recheadas de equipamentos de série. A versão Performance traz dentre os itens de conforto bancos dianteiros elétricos em couro com ajuste lombar e memória para o motorista, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de 4 zonas, teto solar elétrico panorâmico Open Sky, volante com ajuste elétrico de altura, projeção da palavra e-tron na abertura de todas as portas e luzes internas personalizáveis com 30 opções.

Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags.