quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Audiência com a governadora

- Publicidade -

A governadora Wilma de Faria (PSB) recebe na próxima segunda-feira, às 16 horas, a prefeita eleita Micarla de Sousa (PV). A reunião foi articulada ontem pelo presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN). Ele telefonou ontem para a governadora, que estava em Brasília, para marcar a audiência. A reunião será no gabinete da Secretaria estadual de Planejamento, onde Wilma de Faria tem despachado enquanto a Governadoria está em reforma. Nas eleições desta ano em Natal, a governadora apoiou a candidatura da deputada Fátima Bezerra (PT), que polarizou a disputa com Micarla. A audiência da próxima segunda será a primeira depois da campanha.

Afastamento para reeleição

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem a proposta de emenda à Constituição do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) que obriga os chefes do Poder Executivo – presidente da República, governadores e prefeitos – a deixar o cargo seis meses antes da eleição que forem disputar. Na justificativa, Jarbas afirma que esse afastamento é “condição essencial para manter a legitimidade dos resultados eleitorais”. “Sem isso, a disputa nas urnas com outros postulantes fica forçosamente desequilibrada em benefício do detentor atual do poder, com distorção sobre a quantidade e qualidade da exposição pública e acesso à população”, afirma. O texto será agora votado em dois turno no plenário, antes de ser submetido aos deputados.   

Implicações no RN

Se a proposta aprovada na CCJ do Senado for confirmada no plenário da Câmara e do Senado, entrando em vigor a partir de 2010,  a mudança nas regras para a disputa pela reeleição terá implicação na sucessão da governadora Wilma de Faria. Como ela deve se afastar para concorrer a um mandato eletivo na Câmara dos Deputados ou no Senado, o vice-governador, Iberê Ferreira, deve assumir o governo. Mas não poderia concorrer à reeleição. Para disputar o governo, teria que se afastar do mandato.

Nome para o Sebrae

Está em curso uma articulação para levar Carlos von Sohsten à Diretoria do Sebrae Nacional. A candidatura dele recebeu a adesão de parlamentares e empresários do Estado.

Aperto dos presidentes

O presidente do Senado, Garibaldi Filho, recebeu, na manhã de ontem, no gabinete, os presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; da Câmara Arlindo Chinaglia;  e do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. O vice-presidente José Alencar e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, também estiveram no gabinete do senador. E 0 tradicional sofá no qual o presidente do Senado recebe as autoridades ficou pequenas para tantos visitantes. Depois da visita, eles se dirigiram ao plenário da Câmara dos Deputados para a sessão solene em comemoração aos 20 anos da promulgação da Constituição de 88.

Diálogo suprapartidário

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer; o líder da bancada peemedebista na Câmara, Henrique Edurado Alves; e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), se encontraram ontem e tiveram uma conversa de quase duas horas sobre os rumos da política nacional. No encontro, que foi na casa de Michel Temer, em Brasília, eles conversaram também sobre a escolha do deputado que vai suceder, em 2009, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia. Aécio Neves garantiu o apoio à candidatura de Michel Temer.

Previdência

A Caixa de Assistência do Advogado do Rio Grande do Norte(CAARN) lança hoje, no auditório do Tribunal de  Justiça, um novo plano de previdência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas