sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Audiência com Lula será amanhã

- Publicidade -

REIVINDICAÇÃO - Wilma de Faria quer garantir mais recursos A governadora Wilma de Faria será recebida amanhã, em audiência, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. A audiência com o presidente da República está marcada para o meio-dia. No mesmo dia, ela terá reuniões com os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef; e dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; além do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Luiz Gomes de Souza, e o secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel.

Lula vem conversando nos últimos dias com os governadores eleitos e reeleitos. Na audiência, com Wilma de Faria devem surgir assuntos políticos, como a reforma ministerial que o presidente deverá fazer no início do segundo mandato. Mas assessores da governadora afirmam que deve predominar os temas administrativos. Wilma de Faria deverá pedir ao presidente Lula agilidade na liberação de recursos e encaminhamentos de ações que considera importante para desenvolver a economia do Rio Grande do Norte, como a construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que o governo federal pretende construir em parceria com a iniciativa privada. Outros pleitos da governadora se referem ao terminal pesqueiro e à duplicação da BR-101.

A governadora está ausente do RN desde o fim de semana. Em São Paulo, ela participa de um evento de turismo e deve viajar para Brasilia amanhã. Nas audiência com secretários do Ministério da Agricultura ela vai tratar de assuntos como a reivindicação para mudança de status do Rio Grande do Norte em relação ao risco de febre aftosa. Mesmo que não tenha apresentado um único caso da doença no rebanho potiguar nos últimos sete anos, o Rio Grande do Norte continua no nível de risco desconhecido, o que prejudica a exportação da carne bovina para outros Estados e países e até a participação de criadores em exposições agropecuárias pelo Brasil.

O governo estadual alega que já atendeu todas as exigências do Ministério para a reclassificação: duplicou as unidades de sanidade animal e vegetal (ULSAV´S) que passaram de 6 para 12, devidamente equipadas e com frota de veículos novos para as barreiras fixas e movéis; capacitou os técnicos; e realiza sistemáticas campanhas de vacinação e criou o Instituto de Defesa Agropecuária (Idiarn), que no próximo ano estará realizando concurso público para contratação de veterinários, agrônomos, zootecnistas e técnicos agrícolas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas