quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Auditores e bombeiros fiscalizam lojas em Natal

- Publicidade -
As polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram ações no centro comercial do Alecrim, na orla da Praia do Meio e em Pium, em Parnamirim, neste sábado, 6, para orientar a população sobre as medidas de distanciamento social e fechar estabelecimentos proibidos de funcionar. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), outras cidades da Grande Natal, como São Gonçalo do Amarante e Extremoz, também receberam ações semelhantes.
Ação ocorreu dentro do programa Pacto pela Vida montado pelo Governo do Estado para ampliar os índices de isolamento social
O secretário estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, afirmou neste sábado, 6, que a fiscalização das medidas de distanciamento social realizada pelas forças de segurança do Estado vai continuar “até que o isolamento social seja cumprido por pelo menos 60% da população”. As ações começaram na última quinta-feira, 4, em Natal e se estenderam por municípios da Grande Natal até este sábado. Os locais de fiscalização, segundo Araújo, são determinados de acordo com o monitoramento do Comitê Técnico da Secretaria de Saúde e da ferramenta Tô de Olho, do Ministério Público do Rio Grande do Norte. A ferramenta recebe denúncias de aglomerações.
Apesar da ação de fiscalização, a adesão ao distanciamento social permaneceu em 40% em Natal no primeiro dia do decreto de isolamento social mais rígido, segundo dados geográficos da empresa InLoco. A adesão é medida a partir dos dados enviados pelos georreferenciadores dos celulares.
A Secretaria de Estado de Tributação e o Procon participaram da ação no Alecrimn neste sábado, 7. O bairro foi o primeiro a receber uma fiscalização mais dura, estabelecida a partir do decreto do dia 4, por causa das aglomerações frequentes no centro comercial. Na quinta-feira, tumultos foram gerados por comerciantes que discordaram em fechar os estabelecimentos.
No dia seguinte à ação, muitas lojas do bairro de serviços não essenciais voltaram a abrir, causando grande circulação de pessoas. A Polícia Militar não esteve presente no local, segundo Francisco Araújo, porque fazia ações focadas no centro comercial da Cidade Alta. “Mas vamos continuar no Alecrim até que a situação se estabeleça e o isolamento social cresça”, afirmou.
A fiscalização no centro comercial deste sábado exigiu do comerciante a apresentação dos projetos aprovados pelo Corpo de Bombeiros com a descrição das atividades desenvolvidas pelo estabelecimento. Quem não apresentou documento precisou fechar a loja, informou o vice-presidente da Associação de Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Matheus Feitosa. Quem alterou o documento nos últimos cinco meses também precisou fechar.
Em Pium e na orla, a fiscalização foi para identificar possíveis descumprimentos do decreto. O secretário de segurança, Francisco Araújo, afirmou que os locais que recebem as ações de fiscalização são determinados a partir de informações do Comitê Técnico da Secretaria de Saúde Pública e da plataforma Tô de Olho, do Ministério Público do Estado (MPE), que recebe denúncias de descumprimento.
Cremern emite alerta
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) emitiu uma nota de alerta neste sábado, 6, sobre os riscos da “automedicação, do sensacionalismo e da autopromoção nesse momento delicado de pandemia”. A nota foi emitida um dia depois da Secretaria Municipal de Saúde de Natal incluir a ivermectina no protocolo médico para tratar do novo coronavírus. O  Cremern desaconselha  o uso de qualquer medicamento de forma automedicada. “É esperado que o momento de pandemia produza insegurança em toda população. No entanto, devemos preservar os princípios básicos do cuidado com a saúde, inicialmente através das medidas preventivas e caso apresente sintomas, procurar assistência médico para um correto diagnóstico e tratamento”, diz a nota.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas