Aula Magna abre curso de formação de novos praças da Polícia Militar do RN

Publicação: 2020-01-02 12:53:00
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta quinta-feira (2), a aula magna inaugural do curso de formação para os mil aprovados em concurso público de praças da corporação. A aula ocorreu no Centro de Convenções e teve a presença da governadora Fátima Bezerra.
Créditos: Elisa ElsiePolícia Militar fez aula inauguração do curso de formaçãoPolícia Militar fez aula inauguração do curso de formação

Polícia Militar fez aula inauguração do curso de formação

saiba mais

No ano passado, o concurso foi realizado para 1.000 vagas, sendo 68 para mulheres. Antes disso, o último concurso havia sido feito em 2005, o que fez com que a tropa não tivesse sido renovada ao longo desses 15 anos. Segundo a PM, a média dos policiais ativos é de 40 anos, a maior do Brasil.

De acordo com o porta-voz da Polícia Militar potiguar, coronel Eduardo Franco, o curso de formação terá duração de 10 meses e a expectativa é que todos sejam incorporados à PM logo após a conclusão do curso.

Proporção

O Rio Grande do Norte tem um policial militar para cada 471 habitantes. O cálculo, feito pela reportagem, leva em consideração a população estimada em 2019 pelo IBGE, divulgado em seu site oficial. Segundo balanço da Secretaria de Administração (Sead) até novembro, são 7.436 policiais militares. De acordo com o IBGE, o RN tem uma população de 3.506.853 pessoas.

Com relação aos outros estados que enviaram dados relativos ao efetivo de PM, o Piauí, no Nordeste, é o que tem a maior proporção entre agentes e população, tendo 1 para 534 habitantes. O Pernambuco vem logo em seguida com 1 para cada 505. Na sequência aparecem Paraíba (1/486); Alagoas (1/480); Ceará (1/473).