Aulas presenciais em escolas do RN retornam dia 5 de outubro, diz Governo

Publicação: 2020-09-03 13:00:00
O secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, anunciou a data para o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado. Ficou definido o dia 5 de outubro, desde que as instituições cumpram as medidas sanitárias definidas pelo protocolo de retorno analisado pelo Comitê Científico de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
Créditos: Magnus NascimentoGetúlio Marques, titular da SEEC/RNGetúlio Marques, titular da SEEC/RN
O anúncio ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (3), durante a entrevista coletiva para atualização dos dados do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Getúlio Marques explicou que o Comitê Científico da Saúde, que trata diretamente sobre o enfrentamento ao novo coronavírus, aprovou a retomada nos moldes propostos, mas dependendo da avaliação sobre o avanço epidemiológico e manutenção da curva relativa aos novos casos de covid-19 no estado.

A Secretaria de Educação finalizou o Protocolo de Biossegurança na terça-feira (1º) e apresentou ao comitê, que fez a avaliação. Para a retomada das atividades presenciais nas redes pública e privada de ensino no Estado, a pasta prevê que as escolas deverão reabrir com capacidade operacional em torno de 30%. O protocolo contempla, entre outras coisas, rodízio de alunos de forma semanal ou quinzenal e aumento gradativo da presença física nos estabelecimentos.

"O comitê já colocou um resumo prático do que está sendo considerado positivo, e foi considerada positiva. Vai ser uma referência para que a gente possa transformar em um protocolo que todas as redes tenham que utilizar. O Governo vai publicar um decreto na próxima semana tratando sobre isso, com a recomendação", explicou Getúlio Marques.

Assista aqui.