sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Aumenta a sensação de calor em Natal

- Publicidade -

ANÁLISE - Elevada umidade do ar faz com que a sensação de calor aumente, dizem técnicos da EmparnCom o fim da estação chuvosa e o início da primavera o natalense começou a sofrer mais com o calor. Isso porque houve um considerável aumento da temperatura, que combinado com a elevada umidade atmosférica e a diminuição dos ventos, aumentou a sensação de  calor da população.

Faltando ainda mais de dois meses para o início do verão, a temperatura mínima na madrugada é de 21°C e durante o dia a máxima é de 29°C, de acordo com o meteorologista José Ueliton Pinheiro da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Ele explica, que devido à umidade relativa do ar estar muito elevada, chegando a 80%, e a velocidade média dos ventos ficar em torno de 18 a 21 km/h, a sensação térmica aumentou até 2°C, ficando em torno de 31°C, durante todo o período. José Ueliton informou, que durante toda a primavera, o céu vai se apresentar muito claro no interior, e na faixa litorânea o céu ficará parcialmente nublado, com possibilidades de chuvas fracas e isoladas.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, Natal está se tornando uma ilha de calor, devido à intensa impermeabilização do solo  e o crescimento vertical da cidade. “Da década de 60 para cá, Natal teve um aumento de 2°C na sua temperatura. Um comportamento típico dos grandes centros”.

Ele disse, que o cenário é preocupante, já que a estimativa para os próximos 10 anos é um aumento ainda maior. Chegando a mais 3°C na temperatura da cidade. “Essa mudança trás muitos prejuízos para a saúde da população. Muitas epidemias se desenvolvem com o aumento excessivo do calor”.

Nas ruas a população já sente a mudança na temperatura. De acordo com a servidora municipal, Fátima Sá (52), os últimos dias estão mais quentes. “A gente pensa duas vezes antes de sair de casa, por conta do calor”.

A estudante Marleide Souza disse que os dias estão bem mais quentes, mas nada que um sorvete não resolva. “O clima está mais quente e todo mundo está sentindo isso na pele”. Quem está feliz com o aumento da temperatura é o sorveteiro Rodrigo da Silva (21), que já começou a vender mais sorvetes. “Está bem melhor para vender sorvetes. Mas a sensação de calor está bem maior. Para conseguir dormir, só com ventilador”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas