sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Aumento da tarifa de água é tema de audiência na Câmara Municipal de Natal

- Publicidade -

A audiência pública realizada nesta sexta-feira (14), proposta pelo vereador Luís Carlos (PMDB), tratou do aumento da tarifa de água no Município do Natal.

De acordo com a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), foi elaborado um estudo com o objetivo de apresentar uma porcentagem viável para o aumento da tarifa baseado em resolução do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Natal (Consab), de 25.01.08.

A Caern contratou um grupo de profissionais da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) que apresentou uma previsão de aumento de 20,54%. Esse estudo foi analisado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal(Arsban) que diminuiu um ponto percentual do valor.

Quando submetido ao Consab, esse percentual caiu para o valor de 14,2% por ter sido desconsiderado a reposição inflacionária. O reajuste está aprovado pelo Consab, refletindo no bolso do consumidor já no mês de setembro quando pagará a conta do consumo de agosto. Desse percentual, 12,6% será destinado para restabelecer as finanças da Caern e o restante representa a inflação do período.

Participaram da audiência o secretário de Planejamento Municipal e presidente do Consab, Augusto Carlos Viveiros, representantes da caern, Arsban e os vereadores Raniere Barbosa (PRB), Hermano Morais(PMDB), Sérgio de Andrade (PP – Parnamirim).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas