sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Aumento de teto do Fies

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

O aumento do limite mensal coberto pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), passando de R$ 5 mil para R$ 7 mil, possui pouco efeito prático ao programa, de acordo com o Quero Bolsa, uma das principais plataformas de inclusão ao ensino superior no País.

Segundo informou o “Quero Bolsa”, a elevação do número de contratos no curso de Medicina – argumento utilizado pela pasta – será relativamente pequeno, uma vez que a camada da população atendida pela modalidade 1 do Fies, onde houve a ampliação do teto do financiamento, pertence a baixa renda e tem acesso limitado aos cursos da área.

E diz mais: além disso, a maioria das faculdades de Medicina não possui interesse em ampliar a oferta de vagas no Fies, já que a taxa de ociosidade desta área é extremamente baixa, beirando a 2%, enquanto a maior parcela das graduações tem ociosidade acima de 50%, segundo dados do Censo da Educação Superior.

Sem refrigerantes e embutidos
Projeto de autoria da vereadora natalense Carla Dicson (Pros) quer proibir a distribuição de alimentos embutidos e de refrigerantes nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Ela disse que o principal objetivo do projeto é garantir uma alimentação saudável para os alunos da rede pública, garantindo mais saúde e mais conscientização entre as crianças.  A vereadora lembrou que estudos já mostram que esses tipos de alimentos podem desencadear acidentes vasculares cerebrais, infarto e até câncer.

Talento Metrópole
O Instituto Metrópole Digital está com inscrições abertas até o dia 27 de junho para o Programa Talento Metrópole, voltado para jovens com altas habilidades ou superdotação no domínio da Tecnologia da Informação. Podem se candidatar estudantes que estejam cursando os três últimos anos do ensino fundamental (7º, 8º e 9º anos) ou o ensino médio, em escolas públicas ou privadas do RN. O curso vai acontecer entre os dias 9 e 13 de julho e, durante sua realização, serão escolhidos os estudantes a serem integrados no Talento Metrópole.

Estudos Saramaguianos
O Departamento de Comunicação Social da UFRN e o Grupo de Estudos sobre o Romance, do Departamento de Linguagens da Ufersa estão com inscrições abertas para o I Colóquio de Estudos Saramaguianos, evento que ocorre entre os dias 13 e 15 de junho, na UFRN. A conferência de abertura será realizada às 19h, e conta com a presença da pesquisadora Teresa Cristina Cerdeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Toulose II. O encontro tem como objetivo a celebração da obra do escritor português José Saramago, que, em 2018, completa 20 anos de recebimento do Prêmio Nobel de Literatura.

Pesquisa
O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do RN oferece avaliação gratuita da função pulmonar em crianças de 6 a 11 anos. Os responsáveis podem agendar horário para avaliação, que acontece nas quintas-feiras, manhã e tarde, e no turno vespertino das sextas-feiras. Para participar da pesquisa, a criança precisa estar acompanhada do responsável e ser saudável, não podendo estar gripada ou com congestão nasal – crise de sinusite, rinite, entre outros problemas. O atendimento consiste na realização de exames para avaliação da quantidade de ar nos pulmões e a força dos músculos respiratórios.

Alfabetização cidadã
O Samsung Social, iniciativa de ações sociais da indústria que tem como objetivo usar a tecnologia para ajudar as pessoas a superarem barreiras e irem além, passa a contar, a partir desta semana, as histórias reais de adultos que estão sendo alfabetizados com o apoio da tecnologia da marca. A ação faz parte do projeto “Alfabetização Cidadã” que, em parceria com o Instituto Paulo Freire, oferece, às pessoas que usavam somente as digitais para assinar o próprio nome, um curso de alfabetização com base tecnológica. Filmes com cerca de 1 minuto e meio cada mostrarão a trajetória dos participantes, entre 18 e 83 anos, que lidam com descarte de resíduos em geral e estão aprendendo a ler e escrever em aulas que acontecem duas vezes por semana em São Paulo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas