Ausência

Publicação: 2021-03-04 00:00:00
Itamar Ciríaco
itamar@tribunadonorte.com.br

A falta de um representante do esporte junto ao comitê estadual que toma decisões sobre as ações de combate ao coronavírus no Rio Grande do Norte segue causando polêmicas. Ontem, seguindo a letra da lei, a Polícia Militar encaminhou ofício afirmando que, pelo Decreto Estadual, não estaria presente no Frasqueirão, hoje, para o jogo ABC x Força e Luz. Acontece que, pelo Regulamento Geral das Competições, não pode haver partida de futebol sem a presença da segurança, das ambulâncias, etc. Aí teve início uma verdadeira guerra de versões. Até que, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF conseguiu contato com o governo para que algum documento fosse publicado liberando o jogo. Antes disso, o ABC havia informado que a entidade futebolística poderia mobilizar a Guarda Municipal e seguranças privados para garantir a peleja. Tudo isso e também no caso de outras modalidades esportivas, poderia ter definição já no decreto, se o esporte estivesse presente na discussão. No entanto, sem um secretário para a pasta, o esporte não é ouvido e entra nas generalidades das legislações aprovadas, ainda que tenha particularidades importantes, como é o caso específico do futebol. A atividade, que também é econômica, é a única na qual todos são testados semanalmente, onde o trabalhador (jogador) se desloca para o trabalho em transporte próprio (ônibus exclusivo), onde não há a presença de público (ou seja, não gera aglomerações), onde todos os trabalhadores (atletas) praticam esporte regularmente (treinos diários) e onde todos possuem um departamento médico exclusivo para acompanhar a saúde de todos dos clubes (Os famosos Dms).

Regularidade
O ABC encara o Força e Luz e tem como uma das missões, além da vitória, claro, mostrar uma certa regularidade, ou até melhor que isso, um crescimento de produção. O time fez um bom jogo contra o Ceará e a ideia do técnico Sílvio Criciúma é manter a evolução do time. A equipe encontrou algumas soluções e ganhou opções importantes como, por exemplo, Dener no meio de campo. 

Longa vida
Longa vida ao rei. Aos 80 anos, Pelé tomou na última terça-feira a primeira dose da vacina contra a covid-19. O Rei do Futebol foi imunizado em sua casa, no Guarujá, e recebeu a vacina coronavac. Pelas redes sociais, Pelé publicou uma foto do momento em que foi vacinado e comemorou. "Hoje foi um dia inesquecível. Eu recebi a vacina! A pandemia ainda não acabou. Nós precisamos manter a disciplina para preservar vidas enquanto muitas pessoas ainda não foram imunizadas", escreveu. Pelé ainda fez um apelo para as pessoas manterem os cuidados para conter a disseminação do vírus. O Brasil tem enfrentando recordes no número de mortes e de contaminações. "Por favor, lavem bem as mãos e continuem em casa, se possível. Quando você sair, não esqueça de usar máscara e de manter o distanciamento social. Isso vai passar se conseguirmos pensar no próximo e ajudar uns aos outros." O Santos também usou as redes sociais para comemorar a imunização de Pelé. "Para a alegria da nação santista, e do mundo inteiro, o Rei Pelé foi vacinado contra a covid-19." 

Galinho
No dia em que completou 68 anos (ontem), o ex-jogador Zico foi homenageado pela Editora Ultimato do Bacon com uma edição em quadrinhos. O ídolo do Flamengo tem a sua vida retratada pelas mãos do quadrinista Flávio Soares na HQ "Zico - 50 anos de futebol". A edição da história em quadrinhos comemora os 50 anos de carreira do ex-jogador, iniciada em 29 de julho de 1971, aos 18 anos, no Flamengo, e o título mundial do clube, em 1981, que completa 40 anos em 2021. O objetivo da HQ é mostrar momentos marcantes de Zico nos gramados, mas também trazer os bastidores de sua vida profissional, apontando que há muitos fatores por trás de cada uma das histórias que serão contadas na publicação.

Mulheres
No mês das mulheres, a ex-nadadora e ex-atleta olímpica Joanna Maranhão participa nesta quinta-feira (4), às 17h, de live que marca o lançamento da campanha “Atletas Adolescentes - Dignidade É Nosso Esporte”, do Ministério Público do Trabalho (MPT). Com enfoque educativo, o objetivo da campanha é conscientizar atletas adolescentes, suas famílias e organizações esportivas sobre os direitos desses futuros esportistas profissionais. O debate será transmitido no canal TVMPT do Youtube e também contará com a participação do jornalista esportivo Breiller Pires e mediação da procuradora do MPT Luísa Carvalho Rodrigues.

UFC
No próximo Sábado tem combate. O UFC® 259 será encabeçado por três disputas de cinturão. Na luta principal, o recém-coroado campeão peso-meio-pesado do UFC Jan Blachowicz faz sua primeira defesa de título contra o campeão peso-médio Israel Adesanya, que pretende se tornar apenas o quinto lutador a ter cinturões simultaneamente em duas divisões do UFC. A campeã peso-galo e peso-pena Amanda Nunes coloca o cinturão peso-pena em jogo contra a talentosa striker Megan Anderson. Além disso, o campeão peso-galo do UFC Petr Yan  defende pela primeira vez o título contra o primeiro colocado no ranking da divisão, Aljamain Sterling.

Copa do BR 
ABC e América precisam passar por essa primeira fase da competição contra Rio Branco/ES e Real/DF para melhorarem as finanças dos clubes. A competição nacional é essencial para o orçamento da temporada.












Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.