terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Autores potiguares no Salon du Livre

- Publicidade -

O poeta Diógenes da Cunha Lima está entre os autores brasileiros que irão participar da 35ª edição do Salon du Livre de Paris, um dos maiores eventos literários da Europa, que acontece entre os dias 20 e 23 de março. Também advogado e presidente da Academia Norte-riograndense de Letras, Cunha Lima embarca rumo ao Velho Mundo à convite da Academie Française des Arts Letteres et Culture. Ele irá acompanhado do jornalista Antônio Nahud.
Diógenes da Cunha Lima lançará segunda edição do livro “Tendresse” na França
“A Academia está lançando uma segunda edição do meu livro de poesia ‘Tendresse’, publicado com exclusividade na França em 1982”, informou Diógenes, que chegou a produzir uma versão bilíngue em áudio para o público local contendo a oralização dos poemas registrados na obra. “O original desse livro foi levado para Paris por Bernard Alleguède, que na época era diretor da Aliança Francesa aqui em Natal. Como o título está esgotado, e o Brasil é o país homenageado pelo Salão, resolveram reeditar”, informou ao VIVER por telefone.

O autor aproveita a ocasião para levar na bagagem o livro “Flores que encantam o Brasil’, parceria de Diógenes com a filha Leila da Cunha Lima, que assina as fotografias presentes na obra, e o jornalista e crítico literário Nelson Patriota, responsável pela versão em inglês dos poemas. Já o jornalista e escritor baiano radicado em Natal, Antônio Nahud, autografa em Paris seu livro “Confissões”.

“Vamos lançar os livros no estande que a Academia francesa terá dentro da feira”, disse Diógenes, que ainda participa de um jantar-lançamento no Rio de Janeiro, no próximo dia 26 de fevereiro, promovido pela representação brasileira da Academie Française des Arts Letteres et Culture. “Vou autografar ‘Tendresse’ no mesmo lugar e logo após o lançamento do livro de Martinho da Vila. Fiquei todo contente pois espero segurar uma parte do público”, anima-se.

Diógenes e Nahud reforçam a caravana brasileira que irá ao evento: o Ministério da Cultura anunciou que irá levar 48 escritores nacionais para o Salão do Livro de Paris. Além dos lançamentos, também estão previstas exposição e palestras com autores.

Entre os nomes convidados pelo MinC estão Affonso Romano de Sant’Anna, Ana Miranda, Betty Mindlin, Daniel Galera, Edney Silvestre, Fabio Moon, Fernanda Torres, Fernando Morais, Leonardo Boff, Lu Menezes, Marcelino Freire, Marcello Quitanilla, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Nélida Piñon, Paulo Coelho, Paulo Lins, Ronaldo Correia de Brito e Tatiana Salem Levy. Esses autores já tiveram obras traduzidas para o francês.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas